Facebook diz que errou ao apagar página com foto de beijo gay

Fotografia partilhada por uma mulher italiana levou a denúncias à rede social, que bloqueou a página onde esta foi publicada

Foto
A fotografia polémica é a gora a imagem de perfil de Carlotta DR

Da mesma forma que a fotografia que Carlotta recebeu críticas pouco após a publicação e acabou denunciada ao Facebook, a rede social terá recebido reclamações de utilizadores contra a sua decisão.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Da mesma forma que a fotografia que Carlotta recebeu críticas pouco após a publicação e acabou denunciada ao Facebook, a rede social terá recebido reclamações de utilizadores contra a sua decisão.

Num curto comunicado divulgado esta quarta-feira, a empresa de Mark Zuckerberg explica que “ocasionalmente” comete erros. “[…] Cometemos um erro e bloqueámos um conteúdo que não deveríamos. Compreendemos como as pessoas podem ficar frustradas com isso quando, como neste caso, acontece um erro”.

Carlotta Trevisan contou ao La Stampa que a fotografia recebeu vários comentários positivos mas que surgiram outros a criticar a imagem do beijo gay que partilhou. Após a publicação terão sido feitas denúncias ao Facebook, que informou a italiana que a fotografia violava as regras da rede social sobre “nudez e pornografia”. Foi-lhe ainda pedido que retirasse a fotografia da página, o que Carlotta não fez. O perfil acabou por ser cancelado.

Questionada sobre se estaria disposta a criar um outro perfil na rede social, Carlotta respondeu que sempre quis recuperar a página que criou. Há pelo menos dois dias que a página da italiana está de novo activa. A sua foto de perfil é agora a imagem inicialmente censurada.