Inscrições para o primeiro evento do PÚBLICO no Brasil abrem esta quarta-feira

Vinhos de Portugal no Rio reúne o know-how que O GLOBO tem na organização de eventos ao know-how do PÚBLICO nesta área.

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Vinhos de Portugal no Rio reúne o know how que O GLOBO tem na organização de eventos que mobilizam toda a cidade com o know how do PÚBLICO de cobertura do mundo dos vinhos. O Vinhos de Portugal no Rio vai combinar uma faceta mais lúdica com outra mais informativa. O público carioca vai ter a oportunidade de provar vinhos especiais, conversar com críticos e produtores, assistir a provas orientadas ou cursos e experimentar Portugal de uma maneira menos convencional e mais descontraída.

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Vinhos de Portugal no Rio reúne o know how que O GLOBO tem na organização de eventos que mobilizam toda a cidade com o know how do PÚBLICO de cobertura do mundo dos vinhos. O Vinhos de Portugal no Rio vai combinar uma faceta mais lúdica com outra mais informativa. O público carioca vai ter a oportunidade de provar vinhos especiais, conversar com críticos e produtores, assistir a provas orientadas ou cursos e experimentar Portugal de uma maneira menos convencional e mais descontraída.

Serão três dias de provas, cursos e um mercado aberto ao público no Palácio de São Clemente, residência do Cônsul português no Rio. Pela primeira vez uma tecnologia portuguesa vai ser usada no Brasil: o copo inteligente. Com ele, o consumidor pode ir de produtor em produtor, experimentar, guardar as sensações na memória e, quando regressar a casa, terá no seu e-mail o registo dos vinhos que provou e onde os pode comprar.

Há provas destinadas a dois dos vinhos mais históricos portugueses, o Madeira e o Douro. Há provas sobre o vinho no feminino, com enólogas e criadoras da nova geração. Há provas sobre escolhas dos grandes tintos ou dos grandes brancos da nova geração. Há também harmonizações entre comida e vinho. Também há provas para negócios entre os produtores nacionais e restaurantes e bares do Rio de Janeiro.

E terá momentos solenes, o que acontecerá quando o único Master of Wine de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, liderar uma prova sugestivamente intitulada “As Uvas Portuguesas que me Apaixonam!”. Ou quando o grande especialista brasileiro do vinho do Porto, Guilherme Rodrigues, estiver à frente da prova sobre os “Porto da Copa”, onde as estrelas serão vinhos (Colheitas e Vintage) dos anos em que o Brasil venceu a Copa do Mundo.

A participação para as provas e cursos é gratuita mas deve ser marcada previamente com o jornal O GLOBO, a partir desta quarta-feira, pelo telefone (+55) 21 2567-0464. Para a entrada no mercado e prova de vinhos de 62 produtores, basta comprar o copo inteligente por 50 reais (cerca de 16 euros).