Morreu João Porto, fundador do CDS e antigo ministro das Obras Públicas

Foi deputado, secretário de Estado, ministro e director-geral da Metro do Porto, além de ter dado aulas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Foto
Manuel Roberto

Segundo fonte da Metro do Porto, João Porto morreu no Porto e o funeral realiza-se na sexta-feira, pelas 11h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo fonte da Metro do Porto, João Porto morreu no Porto e o funeral realiza-se na sexta-feira, pelas 11h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos.

Em comunicado, o CDS-PP recorda o "engenheiro que gostava de construir" como a "primeira figura centrista no Porto, onde fundou e dinamizou o partido" em 1974. "A sua acção partidária e política, sempre serena e equilibrada, foi mais uma faceta de uma vida de intervenção e serviço público – em instituições de solidariedade, ONG e na Ordem dos Engenheiros –, de um homem de fé e família", afirmam os centristas. "A sua dedicação ao país e às pessoas, e foram tantas as que a sua vida tocou, é reconhecida na memória de todos."

João Lopes Porto foi também secretário de Estado das Obras Públicas, de Fevereiro a Agosto de 1978, e ministro da Habitação e das Obras Públicas, de Janeiro de 1980 a Janeiro de 1981, no governo de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi também deputado à Assembleia da República, de 1976 a 1985, e membro da Comissão Parlamentar de Equipamento e Ambiente, da qual foi vice-presidente, entre 1976 e 1979.

Em termos empresariais, João Porto foi director-geral da empresa Metro do Porto, de 1994 a 2000, período em que foram lançados os primeiros concursos do projecto e iniciadas as primeiras obras. Fonte da Metro do Porto destacou o trabalho que João Porto desenvolveu na empresa, afirmando ter sido a pessoa "responsável pelo arranque do projecto".

Na FEUP, João Porto foi docente de várias disciplinas da Secção de Construções Civis do mestrado integrado em Engenharia Civil e também lecionou nos cursos de mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais e Engenharia Biomédica, com aulas sobre a temática da segurança contra incêndio. "Professor e pedagogo, formou milhares de alunos que recordam o seu espírito analítico e entusiasmo dedicado ao ensino", realça o CDS-PP em comunicado. "A sua última aula, há três anos na FEUP, teve tema e mote apropriado à sua própria vida: 'Engenharia e Humanismo'."