Negócio do chocolate vale quase 175 milhões de euros em Portugal

Consumo per capita é muito inferior ao de Itália, Espanha ou Alemanha. Associação que representa o sector diz que carga fiscal penaliza vendas.

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Entre os expositores estarão marcas nacionais e internacionais Manuel Roberto

De acordo com dados da empresa de estudos de mercado Nielsen, o mercado cresceu 3% em 2013, em comparação com 2012. No ano passado, 91% das famílias portuguesas compraram chocolates e, cada vez que foram às compras, gastaram 3,44 euros. Cerca de 32% compraram tabletes e 31% bombons. Foram, no total, 13,6 milhões de quilos, um crescimento de 2%.

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De acordo com dados da empresa de estudos de mercado Nielsen, o mercado cresceu 3% em 2013, em comparação com 2012. No ano passado, 91% das famílias portuguesas compraram chocolates e, cada vez que foram às compras, gastaram 3,44 euros. Cerca de 32% compraram tabletes e 31% bombons. Foram, no total, 13,6 milhões de quilos, um crescimento de 2%.

As marcas internacionais dominam o negócio, com a Kinder, a Milka e a Ferrero a ocuparem os três primeiros lugares no mercado nacional. Segue-se a Nestlé e a portuguesa Regina.

Apesar do crescimento, os portugueses estão longe de serem os maiores apreciadores desta iguaria. “Em Itália ou Espanha, o consumo anual per capita ultrapassa os três quilos; já em Inglaterra e na Alemanha, o consumo de chocolate supera os nove quilos anuais per capita”, refere a Achoc.

Hábitos alimentares distintos e a carga fiscal explicam as diferenças nas vendas. Em muitos países, o chocolate “é considerado um complemento ou suplemento das refeições básicas, ideal para ser consumido a meio da manhã ou da tarde”.

“Infelizmente, em Portugal o chocolate ainda é visto como um produto principalmente para oferta”, lamenta a associação. A taxa de IVA de 23% aplicada ao produto também “prejudica os consumidores em termos do preço final do produto e no caso dos empresários onera a sua actividade”, sustenta Manuel Barata Simões, secretário-geral da Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria, lembrando que esta quarta-feira se assinala o Dia Mundial do Chocolate.