Dois projectos portugueses distinguidos com os Prémios Europa Nostra 2014

O programa de rádio Encontros com o Património e a Rota Histórica das Linhas de Torres estão entre os 27 projectos vencedores do Prémio do Património Cultural da União Europeia.

Fotogaleria

A Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras – também conhecido apenas como Linhas de Torres –, conjunto de fortificações construídas aquando da Guerra Peninsular, no início do século XIX, foi distinguida na categoria Conservação. O programa Encontros com o Património, produzido pela Direcção-Geral do Património Cultural e emitido pela TSF, venceu na categoria Educação, formação e sensibilização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras – também conhecido apenas como Linhas de Torres –, conjunto de fortificações construídas aquando da Guerra Peninsular, no início do século XIX, foi distinguida na categoria Conservação. O programa Encontros com o Património, produzido pela Direcção-Geral do Património Cultural e emitido pela TSF, venceu na categoria Educação, formação e sensibilização.

No conjunto, a partir de uma lista de 160 candidaturas provenientes de 30 países (Portugal candidatou quatro projectos), foram designados 27 vencedores em quatro categorias temáticas – as outras duas sendo Investigação e Contribuição exemplar.

A Rota História das Linhas de Torres foi candidatada aos Prémios Europa Nostra pela Câmara Municipal de Loures. A distinção agora conquistada vem acrescentar visibilidade a toda uma região, e em particular à edificação das linhas militares de defesa, que foi dirigida pelo general Arthur Wellesley, duque de Wellington, e que viria a ajudar a derrotar o exército de André Massena na Terceira Invasão Francesa (1808) – um feito documentado no filme (e depois também série televisiva) As Linhas de Wellington (2012), realizado por Valeria Sarmento, e onde a figura do militar britânico é interpretada por John Malkovich.

O programa radiofónico Encontros com o Património tem vindo a ser emitido pela TSF há seis anos consecutivos e tem-se ocupado da divulgação do património português na sua relação com as pessoas que o habitam, alertando igualmente para a necessidade da sua salvaguarda.

Na justificação deste prémio, e segundo o comunicado de imprensa divulgado pelo Centro Nacional de Cultura - que representa em Portugal os Prémios Eropa Nostra -, este projecto radiofónico de divulgação do património "representa uma parceria bem-sucedida entre uma entidade pública e uma rádio comercial privada", além de os programas "proporcionarem perspectivas realísticas diversas acerca do património cultural português".

O tema da salvaguarda do património esteve, de resto, presente na intervenção da cipriota Androulla Vassiliou, comissária europeia da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, que na sessão de anúncio dos prémios, em Bruxelas, lembrou ser o património “um dos bens mais preciosos da Europa”. O património “cria pontes entre o passado e presente, estimula o crescimento, promove a inclusão social e atrai turismo”, acrescentou Vassiliou, alertando para a “fragilidade” de muitas construções e sítios no Velho Continente.

Os prémios Europa Nostra - que existem desde 2002 e contam com o apoio do programa comunitário Cultura – vão ser entregues no dia 5 de Maio, em Viena, no âmbito do Congresso Europeu do Património. Na cerimónia, vão ser anunciados seis grandes prémios, a que serão atribuídos 10 mil euros cada, e ainda o Prémio do Público, cuja votação se inicia agora, <i>online</i>, a partir dos 27 projectos distinguidos pela Comissão Europeia. 
 

A Câmara de Loures congratulou-se hoje com a atribuição do prémio à Rota Histórica das Linhas de Torres. Em declarações à Lusa, o vice-presidente da autarquia, Paulo Piteira, congratulou-se com a distinção e sublinhou que esta vem reconhecer um trabalho feito em conjunto com as autarquias de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Mafra e Vila Franca de Xira.

"É o corolário de um trabalho único e pioneiro, que juntou os esforços de seis municípios que, apesar das diferenças partidárias, se juntaram no objectivo comum de devolver o destaque e a dimensão às Linhas de Torres", sublinhou o autarca da CDU.

Em 2007, seis municípios da Área Metropolitana de Lisboa, em cujo território existiam vestígios destas fortificações, criaram a Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres (PILT) e investiram na recuperação desse património e na construção de centros interpretativos, sendo que muitas dessas obras foram inauguradas em 2010, aquando do bicentenário das linhas.

Paulo Piteira adiantou que até ao momento foram investidos cerca de 6 milhões de euros na recuperação desde património, sendo que 2 milhões foram co-financiados em 70% por um programa europeu. E explicou que PILT tem estado a desenvolver um esforço junto do Governo para que as Linhas de Torres venham a ser classificadas como Monumento Nacional. "Seria muito importante que isso acontecesse, pois não só daria mais visibilidade às Linhas de Torres como iria alargar o leque de responsabilidades no que respeita à sua conservação", disse.