Fruitvale Station - A Última Paragem

O relato de um acontecimento verídico (o assassínio de um rapaz negro por um polícia) dado em reconstituição das horas que precederam o triste desfecho. Certamente as melhores intenções, mas uma ambição interventiva (que de caminho confirma o racismo como tema em alta no cinema americano contemporâneo) a que Ryan Coogler não encontra modo de fazer corresponder uma prática interessante, na forma ou na substância, optando por um realismo cinzento pouco inspirado, e por uns laivos de caracterização psicológica que não chegam para evitar que tudo e todos sejam reduzidos a “exemplos”, espécimes com existência sociológica mas sem real existência cinematográfica. Servirá às mil maravilhas para animados debates sobre o racismo e a violência policial na sociedade americana, findos os quais ficará esquecido.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O relato de um acontecimento verídico (o assassínio de um rapaz negro por um polícia) dado em reconstituição das horas que precederam o triste desfecho. Certamente as melhores intenções, mas uma ambição interventiva (que de caminho confirma o racismo como tema em alta no cinema americano contemporâneo) a que Ryan Coogler não encontra modo de fazer corresponder uma prática interessante, na forma ou na substância, optando por um realismo cinzento pouco inspirado, e por uns laivos de caracterização psicológica que não chegam para evitar que tudo e todos sejam reduzidos a “exemplos”, espécimes com existência sociológica mas sem real existência cinematográfica. Servirá às mil maravilhas para animados debates sobre o racismo e a violência policial na sociedade americana, findos os quais ficará esquecido.