Morreu Frederico Moreira Rato, vice-presidente da Reditus

Nascido em Lisboa a 22 de setembro de 1950, teve um percurso profissional ligado ao sector das tecnologias de informação.

Foto
Frederico Moreira Rato, fotografado em 2000 Adriano Miranda

Frederico José Appleton Moreira Rato nasceu em Lisboa a 22 de setembro de 1950 e teve um percurso profissional ligado ao sector das tecnologias de informação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Frederico José Appleton Moreira Rato nasceu em Lisboa a 22 de setembro de 1950 e teve um percurso profissional ligado ao sector das tecnologias de informação.

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciência de Lisboa, começou a trabalhar no Ministério da Agricultura, nas áreas de Estatística e Informática, tendo sido membro fundador da Comissão Interministerial de Informática. Fazia parte do conselho de administração da Reditus desde 1980, ano em que família Moreira Rato comprou a empresa, fundada em 1966. Exerceu vários cargos, incluindo o de presidente da Comissão Executiva.

Foi também director da Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Informática, director e fundador da Associação dos Operadores Privados de Telecomunicações, membro do conselho geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.

“Todos os colaboradores guardarão certamente o exemplo de competência, companheirismo e tenacidade com claro impacto no constante engrandecimento do grupo Reditus”, escreveu a empresa, em comunicado, não divulgando a causa da morte.