Na Europa, os portugueses são os que menos compram pela Internet

Consumidores portugueses preferem transacções em que possam inspeccionar pessoalmente o produto.

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A Polícia Judiciária volta a advertir para os riscos inerentes ao uso das redes sociais para manter contactos com pessoas desconhecidas AFP

Os países mais próximos da percentagem de Portugal são a Hungria, com 17%, e Croácia e Bulgária, ambas com 21%.

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Os países mais próximos da percentagem de Portugal são a Hungria, com 17%, e Croácia e Bulgária, ambas com 21%.

O Eurobarómetro mostra que, no total, metade dos utilizadores da União Europeia (UE) faz compras pela Internet. Os países que mais recorrem a este método são a Suécia e a Holanda, onde 77% da população utiliza a Internet para comprar bens ou serviços, seguidos de perto pela Dinamarca (75%).

Os inquiridos portugueses apontaram como principal razão para não utilizarem a Internet a preferência pela transacção em pessoa: 49% preferem inspeccionar o produto e questionar uma pessoa directamente, sendo que na média da UE este valor desce para 24%.

A justificação que 35% dos utilizadores portugueses (o mesmo que na UE) utilizam para evitar as compras na Internet é a preocupação com os pagamentos online: 29% está preocupado com a utilização abusiva dos seus dados pessoais ao utilizar este meio.

Portugueses lêem na Internet
Em termos da utilização, os portugueses acedem à Internet principalmente para consultar o email (80%), utilizar redes sociais (67%) e ler jornais (62%). A utilização das redes sociais e a leitura de jornais online em Portugal é superior à média da UE (53% e 60%, respectivamente).

O Eurobarómetro mostra ainda que 90% dos utilizadores de Internet em Portugal evitam revelar informação privada na rede.

O estudo inquiriu 1007 indivíduos em Portugal e 26.680 na UE. Foi levado a cabo entre Maio e Junho de 2013.  

Dados do Eurostat divulgados no mês passado indicavam que 39% dos utilizadores em Portugal tinha feito compras na Internet, o que colocava o país em 23.º na Europa. Os valores tinham sido calculados com base num inquérito em que se perguntava se os utilizadores tinham feito alguma compra online nos 12 meses anteriores.