Portugal é o 6.º país da UE que menos compra online

Trinta e cinco por cento dos utilizadores de Internet em Portugal fazem compras online, de acordo com dados do Eurostat, gabinete responsável pelas estatísticas da União Europeia. O valor coloca o país em 23.º lugar na tabela dos 28 países da UE, onde a média é de 59%.

A compra de viagens e alojamento de férias é a mais frequente pelos utilizadores em Portugal: 17% dos inquiridos disseram ter feito este tipo de compra através da Internet. Seguem-se as roupas e material de desporto (13%), livros, revistas e material digital de ensino (10%) e, finalmente, comida e mercearias (7%). Face a 2008, todas as categorias registaram um aumento do número de compradores online.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e dizem respeito a utilizadores entre os 16 e os 74 anos, a quem foi perguntado se tinham usado a Internet para fazer compras nos 12 meses anteriores ao questionário.

O Reino Unido, onde 82% dos utilizadores compram online, lidera a tabela, seguido da Dinamarca e Suécia. No fundo, está a Roménia, com 11%. O estudo inclui ainda dois países de fora da UE: a Noruega e a Islândia, ambos acima de Portugal.



Sugerir correcção
Comentar