Nova taxa sobre sector energético custa 45 milhões à EDP

Nova contribuição extraordinária sobre o sector energético irá render 153 milhões no total.

Foto
O presidente da EDP vai substituir o alemão Johannes Teyssen na liderança da Eurelectric Paulo Ricca

A taxa da contribuição sobre o sector energético será de 0,85% sobre o activo fixo tangível e intangível, sendo que, no caso da produção de eletricidade, "esta taxa incidirá apenas sobre os centros electroprodutores em exploração até esta data", segundo a nota da EDP.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A taxa da contribuição sobre o sector energético será de 0,85% sobre o activo fixo tangível e intangível, sendo que, no caso da produção de eletricidade, "esta taxa incidirá apenas sobre os centros electroprodutores em exploração até esta data", segundo a nota da EDP.

A empresa refere a descida da taxa de IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Coletiva) de 25% para 23% em 2014 e também a manutenção da derrama estadual de 5% sobre o lucro tributável superior a 7,5 mil milhões de euros, mas não quantifica o impacto destas medidas nas suas contas.

Do pagamento da taxa ficam isentas as centrais termoeléctricas de ciclo combinado com uma utilização anual da potência instalada inferior a 2.000 horas em 2013, os aproveitamentos hidroeléctricos com capacidade instalada inferior a 20 megawatts, os parques eólicos e os centros electroprodutores com licenças atribuídas na sequência de procedimentos concursais ou de consulta concorrencial.

No início de Outubro, o Governo anunciou a criação de uma contribuição sobre o sector electroprodutor, que iria abranger as centrais a carvão, hídricas e grande cogeração e gerar uma receita de 100 milhões de euros.

Agora, na proposta de Orçamento do Estado, o Governo afirma que a contribuição extraordinária sobre o sector energético incide sobre a produção, transporte ou distribuição de electricidade; o transporte, distribuição, armazenamento ou comercialização grossista de gás natural; a refinação, tratamento, armazenamento, transporte, distribuição ou comercialização grossista de petróleo e produtos de petróleo.

Relativamente aos produtos petrolíferos, o Governo afirma que "a não repercussão sobre os consumidores será assegurada através de políticas de concorrência e de monitorização dos mercados".

Segundo as previsões do Governo, esta contribuição extraordinária deverá gerar uma receita de 150 milhões de euros, dos quais 50 milhões de euros serão destinados à redução do défice tarifário do setor elétrico e a medidas de eficiência energética.

Leia todas as notícias sobre o OE2014 em Orçamento do Estado