Ferreira Leite elogia os militantes que não apoiaram certos candidatos do PSD

Social-democrata não consegue “visionar qual foi a estratégia” do partido nas autárquicas.

Foto
Ferreira Leite: “É bom que as pessoas se apercebam que existem outras linhas” Daniel Rocha

“É bom que as pessoas em muitas circunstâncias se apercebam que existem outras linhas”, afirmou a antiga presidente do PSD.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“É bom que as pessoas em muitas circunstâncias se apercebam que existem outras linhas”, afirmou a antiga presidente do PSD.

A social-democrata disse ainda não acreditar que estes militantes sejam castigados pelo partido. Lembrou, porém, que a situação é diferente para aqueles que se candidataram contra o partido, já que os estatutos prevêem a expulsão.

Ferreira leite considerou ainda que os resultados do PSD nas autárquicas devem representar uma lição para o partido e afirmou “não visionar qual foi a estratégia” do PSD.

“Eu não sou capaz de visionar qual foi a estratégia do PSD. […] Houve soluções que, obviamente, eram uma imposição da máquina [do partido] aos eleitores. Nalguns casos, não houve a mínima das considerações por quais seriam os interesses das populações”, acrescentou

Recusando-se a citar candidatos, a social-democrata afirmou ainda que “sobranceiramente houve imposições absolutamente inaceitáveis e que foram mal sucedidas”.

“Nalguns casos foi brincadeira com o bom senso dos cidadãos”, salientou. Já sobre as avaliações da troika conhecidas nesta quinta-feira, Ferreira Leite considera que elas “são boas para Portugal”, mas salientou que o Governo ainda tem muitas explicações a dar e voltou a afirmar que o défice de 4%, ou até 4,5%, para 2014, “não é exequível”.