João Sousa obtém a primeira vitória portuguesa no ATP World Tour

Tenista venceu final do Torneio da Malásia, em três sets, frente a adversário francês.

Fotogaleria

Com os parciais de 2-6, 7-5 e 6-4, o tenista luso, natural de Guimarães, começou o encontro a perder e até enfrentou um match point do adversário, mas deu a volta, e acabou por ganhar o torneio.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Com os parciais de 2-6, 7-5 e 6-4, o tenista luso, natural de Guimarães, começou o encontro a perder e até enfrentou um match point do adversário, mas deu a volta, e acabou por ganhar o torneio.

Em pouco mais de duas horas, João Sousa quebrou dois recordes máximos do ténis português. Ao bater o francês Julien Benneteau (33.º mundial), Sousa conquistou um torneio do ATP World Tour e garantiu o melhor ranking de sempre para um tenista luso: 51.º.

Benneteau entrou melhor na final, fazendo uso da sua maior experiência em finais, embora nunca tivesse ganho nenhuma das oito que já disputara. Sólido no serviço e muito ofensivo, procurando constantemente a rede, o francês foi o primeiro a obter uma “quebra” de serviço. Sousa foi incapaz de inverter a situação e Benneteau venceu os últimos quatro jogos para fechar o set inicial ao fim de meia-hora.

Sousa salvou um match-point com um “passing-shot” ao longo do corredor num emocionante décimo jogo, antes de fazer o 5-5. Mas foi a esse jogo arrancado a ferros, que o tenista português foi buscar a determinação para dispor dos primeiros break-points a seu favor e “quebrar” mesmo Benneteau. Nitidamente mais confiante, Sousa perdeu somente um ponto antes de fechar o segundo set.

A tendência manteve-se no início do terceiro set, com Sousa a aproveitar algum desânimo do francês e a fazer novo break, para servir a 1-0. O número um português manteve a vantagem, mas teve de lutar para suster as tentativas de recuperação de Benneteau, em especial no oitavo jogo, em que anulou três break-points, antes de fazer o 5-3.

A servir a 5-4, Sousa acusou a ansiedade, ao passar de 30-15 para 30-40. Mas salvou o break-point e obteve uma primeira oportunidade de fechar o encontro que Benneteau soube anular. No segundo match-point, Sousa foi mais assertivo.