Cameron e Rajoy anunciam negociações para pôr fim à crise de Gibraltar

Líder espanhol terá oferecido diminuição dos controlos na fronteira.

Foto
Controlos fronteiriços mais apertados significaram horas ao calor durante o fim-de-semana Jon Nazca/Reuters

Os media britânicos dizem que David Cameron expressou as suas preocupações com as medidas de controlo de fronteira das autoridades espanholas, que levaram a atrasos de sete horas no fim-de-semana passado, e a que algumas pessoas tivessem de receber assistência médica por causa do calor.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os media britânicos dizem que David Cameron expressou as suas preocupações com as medidas de controlo de fronteira das autoridades espanholas, que levaram a atrasos de sete horas no fim-de-semana passado, e a que algumas pessoas tivessem de receber assistência médica por causa do calor.

Rajoy ter-se-ia oferecido para “reduzir as medidas”, disse o gabinete de Cameron, citado pela BBC. Antes. Espanha tinha afirmado que os controlos eram normais e se destinavam apenas a prevenir contrabando.

Já a imprensa espanhola destacava que Mariano Rajoy tinha dito a Cameron que era “inaceitável” que as autoridades de Gibraltar tenha lançado de forma unilateral uma série de blocos de cimento no mar para encorajar a vida marinha, na justificação de Gibraltar, ou impedir a passagem dos pescadores espanhóis, na versão de Madrid.

Depois do telefonema que, segundo o diário espanhol El País, durou dez minutos, ambos concordaram em iniciar negociações para resolver o conflito através dos ministros dos Negócios Estrangeiros, José Manuel García-Margallo e William Hague.

García-Margallo tinha, no início da semana, invocado possíveis medidas que deixaram os britânicos mais preocupados: uma possível taxa de 50 euros para veículos atravessando a fronteira (para compensar os prejuízos causados aos pescadores espanhóis pela barreira), a possibilidade de encerramento do espaço aéreo espanhol a voos com destino ao território, e a possibilidade de mudar a lei relativa às empresas de jogo online que operam em Gibraltar (esta é, a par da banca offshore e do turismo, uma das grandes fontes de rendimento do território, onde vivem cerca de 30 mil pessoas). “A festa acabou”, tinha dito ainda o ministro espanhol.

O governador de Gibraltar, Fabian Picardo, reagiu classificando estas ameaças como "retrógradas" e "claramente reminiscentes das políticas e tácticas do regime fascista de Franco nos anos 1950 e 60". E o Reino Unido assegurou que iria "usar todos os meios necessários para salvaguardar a soberania britânica”.