Reacções à morte de Fernando Martins

De Luís Filipe Vieira a Manuel Damásio, as manifestações de pesar pelo desaparecimento do antigo presidente do Benfica começam a surgir.

Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica)

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica)

“Nunca estamos preparados para nos despedir de alguém que admiramos e em cujo exemplo nos fomos sempre apoiando. Pelas suas convicções, pelo exemplo de carácter e por tudo quanto fez pelo clube, Fernando Martins será sempre recordado como uma figura incontornável da vida do Benfica”.

“À sua família quero deixar um abraço amigo num momento que é sempre muito difícil, aos benfiquistas o pedido de continuarmos a honrar a sua memória com a dedicação que ele sempre pôs ao serviço do clube”, conclui a nota.

Toni (antigo jogador e treinador do Benfica)

“Esta é uma hora de tristeza para a família benfiquista, que perdeu um dos seus vultos incontornáveis. Foram homens como Fernando Martins que ajudaram a construir o clube mítico e universal que é o Benfica”

Treinador adjunto do sueco Sven-Goran Eriksson, do húngaro Pal Csernai e do inglês John Mortimore no mandato de Fernando Martins, Toni confessou que ainda o tratava por “presidente”, numa manifestação do “grande respeito” e da “admiração” que tinha pelo dirigente que conduziu o clube da Luz entre 1981 e 1987.

Manuel Damásio (antigo presidente do Benfica)

“A recordação que eu tenho e que todos os benfiquistas têm é a de um óptimo presidente, que soube gerir com poucos recursos, mas sempre bem, o clube”.

“Houve uma época em que Fernando Martins, juntamente com outros elementos, fez que o Benfica aumentasse o seu historial e somasse importantes vitórias”, completou.

Fernando Gomes (presidente da Federação Portuguesa de Futebol)

"Presidente visionário, empresário de grande sucesso e homem de grande afabilidade, perdurará na memória dos adeptos do seu clube como o presidente que fechou o Terceiro Anel do antigo Estádio da Luz."

"Será ainda lembrado como dirigente de grande elevação que sempre pugnou a sua acção pela diplomacia e o diálogo cortês com todas as organizações e agentes do futebol português."