Auto-estrada Transmontana fica pronta em Agosto

Com a abertura de mais um troço, esta sexta-feira, obras prosseguem em apenas 28 dos 130 quilómetros da via.

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A estrada vai ficar concluída em Agosto, com quase um ano de atraso em relação ao prazo previsto Adriano Miranda

O director-geral da Auto-estradas XXI, Rodrigues de Castro, confirmou à Lusa, que “[esta sexta-feira] ao final da tarde vão entrar em serviço os sublanços dos nós de Santa Comba de Rossas/Mós e Bragança Poente, numa extensão de 12 quilómetros.

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O director-geral da Auto-estradas XXI, Rodrigues de Castro, confirmou à Lusa, que “[esta sexta-feira] ao final da tarde vão entrar em serviço os sublanços dos nós de Santa Comba de Rossas/Mós e Bragança Poente, numa extensão de 12 quilómetros.

Com a abertura deste troço ficam operacionais 102 dos cerca de 130 quilómetros da auto-estrada e até ao final do mês de Julho vão abrir mais 18 quilómetros entre Santa Comba de Rossas e o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros.

Nessa ocasião, a via fica totalmente concluída no território correspondente ao distrito de Bragança, segundo explicou o responsável, faltando apenas terminar os trabalhos em cerca de 10 quilómetros do distrito de Vila Real, nos quais que se inclui o viaduto do Corgo.

De acordo com Rodrigues de Castro, o viaduto “está pronto e vai iniciar-se, na próxima semana, o ensaio de carga”. Falta, no entanto, concluir um nó deste percurso que a concessionária prevê que esteja executado em Agosto, apontando para “a segunda quinzena” desse mês a conclusão total da auto-estrada.

A Transmontana ficará pronta com um ano de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado, que era Setembro de 2012. Os automobilistas têm a garantia de que vão circular sem pagar portagens, pela menos no imediato, já que, segundo a concessionária, não houve qualquer alteração ao contrato inicial e “não está prevista a instalação de pórticos”. Os únicos troços portajados são as variantes de Bragança e Vila Real que têm como alternativa o actual IP4.

A Auto-estrada Transmontana foi construída no âmbito de uma parceria público-privada adjudicada, em 2008, ao consórcio liderado pela Soares da Costa, com um custo de 510 milhões de euros. A denominação que os automobilistas encontram nas placas informativas é A4, pois a via corresponde ao prolongamento da auto-estrada que já liga o Porto a Amarante e que está a ser realizado em duas empreitadas.

A Auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, que incluiu o túnel do Marão, está parada há quase dois anos por dificuldades financeiras do consórcio liderado pela Somague. O Governo já resgatou a concessão, mas ainda não é conhecida uma data para o reinício os trabalhos.