Vendas de chocolate aumentaram 3,3%

Crise não trava subida de vendas de um produto com “forte carga emocional”, diz a Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria.

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Cada português consome 1,9 quilos de chocolate por ano Manuel Roberto

Os dados, da Nielsen, citados pela Associação dos Industriais de Chocolate de Confeitaria revelam ainda que, apesar da crise, as vendas cresceram 1,2% em valor.

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Os dados, da Nielsen, citados pela Associação dos Industriais de Chocolate de Confeitaria revelam ainda que, apesar da crise, as vendas cresceram 1,2% em valor.

“O chocolate é um produto com uma carga emocional e psicológica muito forte, pelo que não é de estranhar que, numa altura em que Portugal atravessa uma grave crise económica, financeira e social, a população reforce o consumo de um alimento que promove o bem-estar físico e psíquico”, explica Manuel Barata Simões, secretário-geral da Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria (Achoc), através de um comunicado.

No ano passado, Portugal exportou 10,8 milhões de euros de “chocolate e outras preparações alimentícias contendo cacau” e importou 150,8 milhões, principalmente de mercados europeus.

Em média, cada português consome 1,9 quilos de chocolate por ano, abaixo da prática de países como Espanha ou Itália, onde o consumo ultrapassa os três quilos. Em Inglaterra e na Alemanha, o consumo de chocolate é ainda mais expressivo: dez quilos por ano.

A percepção sobre o produto é diferente, explica a Achoc: “Nesses países o chocolate é considerado um alimento ideal para ser consumido a meio da manhã ou durante a tarde, como um complemento, ou suplemento nas refeições básicas. Em Portugal é muitas vezes visto como uma prenda ou gratificação.”