60 mil perderam rendimento social de inserção num ano

Entre Março e Abril, mais crianças e jovens receberam abono e mais idosos tiveram direito ao complemento solidário.

Foto
Num mês, 237 famílias perderam direito ao rendimento social de inserção PÚBLICO

O RSI apoia pessoas ou famílias que estejam em situação de carência económica e em risco de exclusão social. Entre Março e Abril deste ano, 237 famílias perderam o direito a esta ajuda.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O RSI apoia pessoas ou famílias que estejam em situação de carência económica e em risco de exclusão social. Entre Março e Abril deste ano, 237 famílias perderam o direito a esta ajuda.

Os dados do ISS dão ainda conta de que em Abril deste ano havia 1.174.040 crianças e jovens a beneficiar do abono de família, mais 1211 que no mês anterior.

Desde Outubro que as novas regras de atribuição deste abono permitem que a Segurança Social faça uma revisão do escalão em função dos rendimentos do agregado familiar dos últimos três meses. Assim, o aumento do número de desempregados, por exemplo, poderá explicar a maior atribuição desta prestação social.

Contudo, num ano, registaram-se menos 18.388 beneficiários do abono de família, cujo valor varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos do respectivo agregado familiar.

Por outro lado, de Março para Abril deste ano mais 703 pessoas receberam o  complemento solidário para idosos (CSI), o que contraria uma tendência de diminuição verificada desde o início de 2013. Comparando com o ano passado, observa-se que menos 8808 idosos receberam este apoio, cujo objectivo é reduzir as despesas de saúde.