Cinco soldados norte-americanos mortos em ataque no Afeganistão

Começou a ofensiva de Primavera dos taliban no país.

Foto
Os taliban prometeram atacar alvos militares na sua ofensiva da Primavera Chris Hondros/AFP

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os taliban tinham já anunciado o início da época ofensiva, prometendo atacar bases militares estrangeiras e zonas diplomáticas.

  


Os soldados americanos seguiam num veículo blindado, “atingido pela poderosa explosão de uma mina no distrito de Maiwand”, disse o responsável da polícia de Kandahar, Abdul Razeq.

  


No início desta semana, três soldados britânicos tinham morrido também numa explosão no Sul, em Helmand.

  


Isto acontece pouco depois de rebentar o escândalo sobre as verbas dadas pela CIA ao Presidente afegão que terão, segundo o New York Times, acabado pode servir para este comprar lealdades.

  


Karzai admitiu receber dinheiro da CIA todos os meses, dizendo que se tratava de pagamentos mensais de “pequenas quantias”. Não disse em que eram gastas as verbas.

  


O New York Times, que investigou a questão, diz que os pagamentos teriam como objectivo comprar influência para a CIA mas que, no fundo, poderão ter servido apenas para que Karzai pagasse a senhores da guerra, alimentando uma corrupção que prejudica a estratégia norte-americana no país.