Trabalhadores dos estaleiros de Viana batem hoje à porta de Passos

Exigem viabilização da empresa e meios necessários para o arranque da construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela.

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Este é o quinto protesto dos trabalhadores dos estaleiros desde Junho de 2011 Nelson Garrido

Desde Junho de 2011, os trabalhadores dos estaleiros já realizaram cinco protestos, sendo este o segundo em Lisboa. Pelas 08h, nove autocarros deixaram a sede da empresa, tendo como primeiro ponto de paragem já em Lisboa, pelas 15h, a Empordef, holding pública para as indústrias de Defesa, que tutela os estaleiros.

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Desde Junho de 2011, os trabalhadores dos estaleiros já realizaram cinco protestos, sendo este o segundo em Lisboa. Pelas 08h, nove autocarros deixaram a sede da empresa, tendo como primeiro ponto de paragem já em Lisboa, pelas 15h, a Empordef, holding pública para as indústrias de Defesa, que tutela os estaleiros.

À Empordef e ao primeiro-ministro, os trabalhadores querem respostas para uma empresa que está parada há quase dois anos. “Queremos dizer ao senhor primeiro-ministro que a nossa empresa tem de ser viabilizada, que é viável e que se autofinancia, desde que seja bem gerida”, afirmou à Lusa, à saída, António Costa, porta-voz da comissão de trabalhadores. António Costa diz que existe “um terrorismo psicológico impensável para pessoas com 50 anos de casa, que vieram para aqui meninos”.

Também o vice-presidente da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, ele próprio um quadro dos estaleiros há 34 anos, esteve presente na partida dos trabalhadores, com quem se solidarizou. “É uma empresa única no país mas corre sérios riscos de desaparecer, por isso não podemos permanecer imunes. Vê-se um desânimo nos trabalhadores, que sentem ser torturados pelo poder politico, há vários anos, porque não resolve a situação”, disse o autarca.

Esse “desânimo” será manifestado numa resolução que os trabalhadores pretendem entregar a Passos Coelho e na qual reclamam a viabilidade dos estaleiros, pedindo ainda que o processo de reindustrialização “comece” precisamente com a empresa de Viana do Castelo. “Independentemente do processo de privatização acontecer ou não, queremos a viabilização da nossa empresa”, sublinhou António Costa.

Exigem também a libertação de 27 milhões de euros para aquisição de aço e motores necessários ao arranque da construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela. Trata-se de um contrato de 128 milhões de euros, de 2011, revisto por duas vezes mas que continua sem sair do papel, com os trabalhadores a garantirem que a empresa poderá entrar a curto-prazo em incumprimento até ao final desta semana. “Isso seria um duro golpe para o futuro da nossa empresa”, rematou António Costa.

A venda dos estaleiros está suspensa desde Dezembro devido a pedidos de esclarecimento da Comissão Europeia ao Governo português, relacionados com apoios estatais de 180 milhões de euros. O grupo russo RSI Trading é o único ainda na corrida, mas o presidente da Rio Nave já garantiu à Lusa que a empresa continua interessada no negócio.