Jogos electrónicos podem melhorar capacidades cognitivas e perceptivas

Autores dizem que este é primeiro estudo em que são comparados diversos jogos de vídeo e indicadas as capacidades que cada um deles melhora.

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Mario Anzuoni / Flickr

Os utilizadores de jogos electrónicos de acção ou estratégia em telemóveis e "tablets" podem melhorar as suas capacidades cognitivas e perceptivas, indica um estudo da Universidade Técnica de Nanyang em Singapura.

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Os utilizadores de jogos electrónicos de acção ou estratégia em telemóveis e "tablets" podem melhorar as suas capacidades cognitivas e perceptivas, indica um estudo da Universidade Técnica de Nanyang em Singapura.

Adam Chie-Ming Oei e Michael Donald Patterson, autores da investigação, publicada esta semana na revista "Plos One", assinalaram tratar-se do primeiro estudo em que são comparados diversos jogos de vídeo e indicadas as capacidades que cada um deles melhora.

The Sins, Bejeweled e Hidden Expedition foram alguns dos jogos que os 75 participantes dos dois sexos, divididos em cinco grupos, jogaram durante uma hora diária, cinco dias por semana, num período de quatro semanas.

Após as sessões, os jogadores eram testados. “Concluímos que treinar capacidades cognitivas específicas com frequência num jogo de vídeo melhora o rendimento em tarefas que partilham essas características”, disseram os investigadores, citados pela agência noticiosa espanhola EFE.

Percepção vs violência

Assim, os jogos de acção melhoravam a percepção visual e a atenção simultânea a vários objectos. No entanto, o estudo adverte que a temática violenta levanta a questão da sua conveniência para os menores.

Os jogos que envolvem a procura e outras estratégias de combinação de objectos melhoravam a busca visual e a memória espacial dos participantes. “Os nossos resultados, apoiados por outros estudos, indicam de forma sólida um efeito causal entre os jogos de vídeo e a melhoria perceptiva e cognitiva. Adicionalmente, indicam que diferentes jogos afectam diferentes capacidades”, assinalaram os autores.