Carne de cavalo já saiu de venda há algumas semanas, assegura associação de distribuição

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição afirma estar a colaborar com autoridades nacionais e europeias para manter a situação de fraude sob controlo.

Foto
O escândalo da carne de cavalo encontrada em produtos não rotulados como tal teve origem na Irlanda, em Janeiro. Toby Melville/REUTERS

As principais cadeias de hipermercados em Portugal fazem parte desta associação, excepção feita ao grupo Os Mosqueteiros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As principais cadeias de hipermercados em Portugal fazem parte desta associação, excepção feita ao grupo Os Mosqueteiros.

A APED indica ainda, num comunicado divulgado esta sexta-feira, que estão a ser feitos contactos com a indústria transformadora de carne “no sentido de garantir a total fiabilidade nos produtos que comercializa”.

A Deco encontrou, esta quinta-feira, vestígios de um anti-inflamatório administrado frequentemente em animais nas amostras de carne com ADN de cavalo. Contudo, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) esclareceu que, por serem quantidades residuais, a situação não apresenta “risco para a saúde pública”.