GNR alerta idosos para eventuais burlas com novas notas de cinco euros

Novas notas começam a circular a 2 de Maio. As antigas vão manter-se em circulação.

Foto
A nova nota foi apresentada em Novembro pelo Banco Central Europeu DR

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

Os militares da GNR aproveitam a operação Censos Sénior 2013, que está no terreno até ao final de Fevereiro, para avisar os mais idosos que as actuais notas de cinco euros não vão sair de circulação, com a introdução da nova nota.

“Pretende-se alertar os mais idosos sobre as medidas de segurança a adoptar com a entrada em circulação da nova nota, clarificando-os de que as notas de cinco euros existentes não vão sair de circulação”, refere o comando-geral da GNR, em comunicado.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, a entrada em circulação da nova nota poderá ser usada como pretexto para burlar os mais idosos com o argumento de que as actuais vão sair de circulação.

A operação Censos Sénior, a decorrer entre 15 de Janeiro e 28 de Fevereiro, tem como objectivos actualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Durante este período, a GNR realiza acções de sensibilização que permitam reduzir o risco daquele público-alvo se tornar vítima dos mais diversos crimes.