00.30 - A Hora Negra

Entre o que falha no pior filme que Bigelow já fez está o tratamento das personagens. Não existem, ou existem apenas como agentes da narrativa, peças para pôr aquilo a mexer. Os arremedos de psicologia são inúteis, só vêm salientar como parecem “inacabadas”, sejam os investigadores sejam os investigados. Incluindo a protagonista, Jessica Chastain, cuja “obsessão” (mera hipótese teórica) é sacrificada ao frouxo estilo “jornalístico” que Bigelow ensaia, confundindo neutralidade com ausência de ponto de vista. Quando a cineasta deixa que seja a acção a definir tudo, a coisa arrebita um bocadinho - o final, com o cerco a Bin Laden, corre bem, e por alguma razão aquele grupo de soldados, que nem nome têm, aparece mais como personagens do que todos os outros. Mas é a última meia-hora...

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Entre o que falha no pior filme que Bigelow já fez está o tratamento das personagens. Não existem, ou existem apenas como agentes da narrativa, peças para pôr aquilo a mexer. Os arremedos de psicologia são inúteis, só vêm salientar como parecem “inacabadas”, sejam os investigadores sejam os investigados. Incluindo a protagonista, Jessica Chastain, cuja “obsessão” (mera hipótese teórica) é sacrificada ao frouxo estilo “jornalístico” que Bigelow ensaia, confundindo neutralidade com ausência de ponto de vista. Quando a cineasta deixa que seja a acção a definir tudo, a coisa arrebita um bocadinho - o final, com o cerco a Bin Laden, corre bem, e por alguma razão aquele grupo de soldados, que nem nome têm, aparece mais como personagens do que todos os outros. Mas é a última meia-hora...