Parquímetros transformados em estacionamento para biclas

Nova Iorque prepara-se para instalar 12 mil postes de estacionamento para bicicletas, aproveitando outros tantos parquímetros desactivados

Foto

Uma bicicleta pode não durar uma vida estacionada em Nova Iorque, mas a "velolução" na Big Apple não pára.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma bicicleta pode não durar uma vida estacionada em Nova Iorque, mas a "velolução" na Big Apple não pára.

A cidade prepara-se para instalar 12 mil postes de estacionamento para bicicletas, aproveitando outros tantos parquímetros desactivados.

Numa primeira fase, o Departamento de Transportes de Nova Iorque transformou 225 parquímetros, arrancando a parte superior e adaptando ao poste uma peça circular — à semelhança do que já acontecera em Toronto, no Canadá, onde foram instalados 16 mil bases de estacionamento.

Nova Iorque pretende desta forma acompanhar a evolução dos transportes na cidade, proporcionando mais locais de estacionamento à crescente comunidade de ciclistas.

O design desta nova etapa foi entregue à empresa Louis Barbato Lanscaping. Muitas outras cidades norte-americanas estão a seguir o mesmo caminho.