Novo incidente com Boeing 787 leva companhias japonesas a deixar o modelo em terra

A aterragem de emergência de um Boeing 787 no Sudoeste do Japão levou as duas maiores companhias aéreas do país a cancelarem os voos com aquele modelo. Governo anunciou uma investigação.

Fotogaleria

De acordo com as notícias avançadas até ao momento, todos os 129 passageiros do Boeing 787 que aterrou nesta quarta-feira de emergência na zona Oeste do Japão encontram-se em segurança. A única vítima com ferimentos neste novo acidente com o avião que deveria ser o “menino de ouro” da Boeing é, precisamente, a empresa norte-americana.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

De acordo com as notícias avançadas até ao momento, todos os 129 passageiros do Boeing 787 que aterrou nesta quarta-feira de emergência na zona Oeste do Japão encontram-se em segurança. A única vítima com ferimentos neste novo acidente com o avião que deveria ser o “menino de ouro” da Boeing é, precisamente, a empresa norte-americana.

Um terceiro comunicado partiu nesta quarta-feira do Ministério japonês da Aviação, que afirmou que os problemas que levaram a esta última aterragem de emergência eram “graves” e que lançará uma investigação à segurança dos aparelhos.  

Uma hora depois de ter levantado voo em Tóquio, passageiros e piloto do voo número 692 da ANA (sem relação com a empresa portuguesa) começaram a sentir um cheiro a queimado, segundo as declarações avançadas pela Bloomberg e Telegraph. Terá sido nesse momento que os pilotos viram acender-se as luzes de alerta da bateria do Boeing 787 e ordenaram a aterragem de emergência no aeroporto de Takamatsu, situado nos arredores de Tukushima.


Este é terceiro incidente a envolver aviões Boeing 787 em pouco mais de uma semana. No dia 7, a bateria de um Boeing 787 da Japanese Airlines incendiou-se enquanto o avião  estava em terra do aeroporto de Boston, nos EUA. No dia seguinte, outro avião do mesmo modelo da mesma companhia sofreu uma fuga de combustível que o impediu de levantar voo de Tóquio.

No seguimento destes dois incidentes, os reguladores norte-americanos anunciaram uma investigação de segurança ao modelo da empresa dos EUA. O novo incidente desta quarta-feira será incluído nesta investigação, anunciou a Administração Federal de Aviação norte-americana.

Além destes três incidentes, um quarto problema com um Boeing 787 terá acontecido em Boston ao longo destas duas últimas semanas, afirma o Financial Times. O jornal britânico afirma que há notícias de um vidro rachado no cockpit e de problemas no sistema de travagem de uma destas aeronaves.

787 problemas e 900 encomendas
O apelidado “Dreamliner” é apresentado frequentemente como o avião “revolucionário” da empresa norte-americana. Isto porque o modelo é capaz de consumir menos 20% de combustível do que os modelos de dimensão comparável, segundo a Boeing.

O Boeing 787, construído com materiais ultraleves, tornou-se no modelo de avião comercial com mais encomendas de que há registo, segundo o Financial Times. No entanto, os problemas com o modelo começaram na linha de montagem.

A entrega do primeiro avião deste modelo estava prevista para 2008, mas, por razões técnicas de supervisão e de falta de matérias de construção, as encomendas foram atrasadas até 2011. Durante o processo de construção, a empresa norte-americana foi perdendo clientes, como, por exemplo, a China Eastern Airlines, a maior companhia asiática em tráfego de passageiros, que cancelou 24 encomendas

Em Outubro de 2011, a All Nipon Airlines exibia orgulhosamente o primeiro voo do modelo 787 da Boeing numa viagem comemorativa em que cobrava 13.400 euros por uma passagem em primeira classe, entre Tóquio e Hong Kong. A companhia aérea, que anunciou nesta quarta-feira o cancelamento dos voos com este modelo, encomendara 55 Boeing 787, o que a tornava a maior cliente deste modelo.

A Reuters conta 848 encomendas de modelos Boeing 787 distribuídas por operadoras aéreas em todo o mundo, o que dirige ainda mais as atenções para este “menino de ouro” da empresa norte-americana, que se encontra a esmagar a concorrência da europeia Airbus.

Notícia corrigida às 11h25: Corrigida referência à "Dreamline" para "Dreamliner"