Gasolina sobe dois cêntimos já esta segunda-feira

Aumento médio de 1,5 cêntimos na gasolina e de 0,5 cêntimos no gasóleo levam a subidas de dois e um cêntimo na maior parte dos postos.

Foto
As duas organizações operavam no sector dos hidrocarbonetos (gasolina e gasóleo) Bernadett Szabo/Reuters

A gasolina sem chumbo 95 vai passar de um preço médio de 1,57 euros para os 1,59 euros nesta semana. Já o gasóleo sobe um cêntimo, para uma média de 1,42 euros por litro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A gasolina sem chumbo 95 vai passar de um preço médio de 1,57 euros para os 1,59 euros nesta semana. Já o gasóleo sobe um cêntimo, para uma média de 1,42 euros por litro.

O aumento, como é usual, deve-se à evolução dos preços dos produtos petrolíferos. De acordo com a DIrecção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), citada pela Lusa, os preços nos combustíveis na semana passada encontravam-se em linha com os do início de 2012.

Segundo escreve nesta segunda-feira o Jornal de Negócios, o gasóleo deverá ser o principal alvo de subidas nos combustíveis no decorrer de 2013.

A pressão do custo do petróleo vai provocar mais aumentos nos combustíveis do que em 2012, afirmou àquele jornal António Comprido, presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas. Mas será por força do esgotamento das reservas de diesel na Europa que o preço médio do gasóleo deverá sofrer um aumento superior ao da gasolina este ano.