"Disappointments Diary" e tudo o que não queremos para 2013

Cabem lá as pessoas que nunca nos telefonam, as pessoas a quem devemos dinheiro, os nossos ídolos que já morreram e todos os nossos amigos imaginários

Fotogaleria

Há um conjunto de páginas para anotarmos o nome e número daquelas pessoas que nunca nos telefonam. Há uma série de páginas com uma concorrida necrologia (Kurt Cobain ao lado de Jesse James, Greta Garbo perigosamente perto de Albert Einstein, Orson Welles a seguir a Steve Jobs e Jacques Tati a conviver com John F. Kennedy). E provérbios filosóficos e desmotivadores para começar (mal) a semana.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Há um conjunto de páginas para anotarmos o nome e número daquelas pessoas que nunca nos telefonam. Há uma série de páginas com uma concorrida necrologia (Kurt Cobain ao lado de Jesse James, Greta Garbo perigosamente perto de Albert Einstein, Orson Welles a seguir a Steve Jobs e Jacques Tati a conviver com John F. Kennedy). E provérbios filosóficos e desmotivadores para começar (mal) a semana.

"Disappointments Diary", uma publicação da Asbury & Asbury, é um diário negro — também na cor — com toques fúnebres para todos aqueles que acham que o ano de 2013 não merece o esforço.

O diário de bolso é o resultado de uma colaboração entre a Hat-Trick Design (o acizentado das páginas é propositado) e Nick Asbury, que escreveu esta espécie de manual de como-não-se-deve-encarar-o-novo-ano.

Foto

Entre outros pormenores negros está, por exemplo, a lista de pessoas a quem devemos dinheiro, páginas que ficaram em branco só porque sim e páginas para deixarmos recados aos nossos amigos imaginários enquanto enfrentamos os transportes públicos ou enquanto abrimos a marmita ao fundo do corredor do escritório.

Nem aniversários, nem festas, nem listas de prendas e coisas boas. "Disappointments Diary" é o contrário de tudo aquilo que podemos sonhar. "Pode ser inspirador", acredita a Asbury & Asbury à Creative Review.

A primeira edição limitada a mil unidades esgotou. Aceitam-se encomendas para a segunda, disponível (por 10 libras, cerca de 12 euros) a partir do dia 4 de Dezembro. Boa sorte. Ou talvez não.