Novo Comité Central do PCP eleito com 97% dos votos dos delegados

No total, votaram 1219 delegados dos 1241 que estavam registados no congresso.

Foto
Segundo dia do XIX Congresso do PCP Rui Gaudêncio

No debate foram acrescentados mais dois nomes à lista de 150 para o Comité Central, disse Luísa Araújo, do Secretariado deste órgão, que não revelou os novos elementos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No debate foram acrescentados mais dois nomes à lista de 150 para o Comité Central, disse Luísa Araújo, do Secretariado deste órgão, que não revelou os novos elementos.

O novo Comité Central do PCP tem assim 152 membros e, segundo Luísa Araújo, “mantém uma ampla maioria de operários e empregados”, aumenta “ligeiramente” o número e a percentagem de mulheres ao passo que a média etária se mantém “na casa dos 47 anos”.

No total, votaram 1219 delegados dos 1241 que estavam registados no congresso, tendo 1184 votado a favor da nova composição do Comité Central.

O novo Comité Central vai agora reunir-se para eleger os órgãos executivos do PCP: Secretariado, Comissão Política e Comissão Central de Controlo.

Nesta reunião será eleito o secretário-geral para os próximos quatro anos, devendo Jerónimo de Sousa manter-se no cargo.

Os resultados da reunião deverão ser conhecidos no domingo de manhã, antes da sessão de encerramento do XIX Congresso do PCP.

No Congresso anterior, há quatro anos, o Comité Central foi eleito com apenas oito votos contra e 17 abstenções.

O novo Comité Central tem 26 novos membros, entre os quais o deputado João Oliveira e os dois eurodeputados comunistas, João Ferreira e Inês Zuber.