Cavaco Silva elogia no Facebook “lição de portugalidade solidária”

Foto
Presidente da República escreve que o sucedido no Algarve demonstra "a alma de um povo" Adriano Miranda

Cavaco escreve que “assim se vê a alma de um povo” que tem “um valor inigualável”: “A coesão nacional e o espírito de entreajuda do nosso povo”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cavaco escreve que “assim se vê a alma de um povo” que tem “um valor inigualável”: “A coesão nacional e o espírito de entreajuda do nosso povo”.

“Há poucos dias, nos concelhos de Silves (de onde a minha mulher é natural) e de Lagoa, houve Portugueses que a todos nós deram uma emocionante lição de portugalidade solidária. Saibamos seguir este exemplo de civismo espontâneo. Ninguém deverá ser esquecido, ninguém deverá ficar para trás. Se nos mantivermos juntos e determinados, venceremos as adversidades que temos diante de nós”, escreve o Presidente.

Cavaco Silva diz ainda que foi “comovente” ver a forma como os portugueses se entreajudaram, demonstrando uma “admirável capacidade” de não pedir nada em troca: “Em tempos difíceis, os portugueses demonstram uma admirável capacidade de se auxiliarem uns aos outros, de olharem para quem mais precisa, de darem o seu melhor sem nada pedirem em troca. Fazem-no de forma natural e espontânea, quase instintiva.”

O Chefe de Estado admite que Portugal vive tempos de incerteza, mas defende que a actuação dos que estiveram envolvidos na ajuda ao Algarve demostra que temos capacidade para superar as adversidades.

"Aqueles que estiveram nas acções de ajuda em Silves e em Lagoa são credores do nosso apreço, porque demonstraram o que de melhor existe no fundo de todos nós. Portugal vive tempos de incerteza, mas connosco temos um valor inigualável: a coesão nacional e o espírito de entreajuda do nosso povo", afirma Cavaco Silva.