“Podcasts” na televisão

Há “podcasts” brilhantes que estão a passar directamente dos ouvidos das pessoas para os ecrãs de televisão e a fazer rir ainda mais pessoas do que faziam antes

Fotogaleria

Tenho um amigo que diz que nunca na vida conseguirá ouvir um “podcast” por lhe ser muito difícil só ter gente a falar sem poder a ver caras. É uma justificação que não faz sentido nenhum para mim, mas parece que foi a pensar nele que a IFC encomendou a Scott Aukerman a versão televisiva do “Comedy Bang! Bang!”, o meu segundo “podcast” favorito.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Tenho um amigo que diz que nunca na vida conseguirá ouvir um “podcast” por lhe ser muito difícil só ter gente a falar sem poder a ver caras. É uma justificação que não faz sentido nenhum para mim, mas parece que foi a pensar nele que a IFC encomendou a Scott Aukerman a versão televisiva do “Comedy Bang! Bang!”, o meu segundo “podcast” favorito.

Como alguém que passa imenso tempo a andar a pé e de autocarro, estou constantemente a ouvir “podcasts”, em particular de comédia. Não conseguiria conceber a minha existência sem eles, do “How Did This Get Made?" ao “How Was Your Week”, passando pelo “You Made it Weird”, o “Doug Loves Movies" ou o “Who Charted?”, mas há dois que são especiais: o “WTF with Marc Maron” e o “Comedy Bang Bang” (o nome do programa de televisão tem pontos de exclamação, o do “podcast” não). Apesar do primeiro ser o meu preferido — nada que aconteça nos “podcasts” em 2012 se comparará à pungência e à beleza do episódio em que Todd Glass se assumiu —, não posso dizer que oiça religiosamente todos os episódios. Guardo isso para o “Comedy Bang Bang”.

Scott Aukerman é um semi-deus cómico que escrevia o seminal “Mr. Show" e que co-criou o “Between Two Ferns”, o brilhante anti-talk show com Zach Galifianakis, além de ser um magnata dos “podcasts” por ter co-fundado a rede Earwolf. Há uns anos começou um espectáculo/"showcase” de comédia alternativa em Los Angeles chamado “Comedy Death-Ray”, que deu origem a um programa de rádio e a um “podcast” improvisado. Uns anos depois do início do “podcast”, decidiu, do nada, mudar o nome para “Comedy Bang Bang”, o que mostra um pouco o sentido de humor absurdo dele. No “podcast”, ele começa a falar com convidados que fazem deles próprios e depois outros — normalmente improvisadores estupendos como Paul F. Tompkins, Andy Daly, James Adomian, entre muitos mais — fazem de personagens que interrompem tudo. Demora mais de uma hora, jogam-se jogos estúpidos e fazem-se piadas propositadamente terríveis, com péssimos trocadilhos e afins, mas é absolutamente hilariante e obriga-me a tentar conter o riso em público. Aukerman nem precisa ele próprio de ter piada: não conheço ninguém que puxe tão bem pelo sentido de humor dos outros. A versão televisiva é mais contida mas não menos boa. Ao lado dele está o brilhante Reggie Watts, que faz música e comédia ao mesmo tempo. Os jogos são mais curtos, as entrevistas também e há sempre algo de novo a passar-se: Paul F. Tompkins a fazer de Andrew Lloyd Webber (algo que acontece com frequência no “Comedy Bang Bang” e no próprio “podcast” de Tompkins, o incomparável “Pod F. Tompkast") com uma capa, Tom Lennon a passar por um “sommelier” francês e a pôr a boca dentro de uma taça com vinho cuspido, estrelas cómicas a aparecerem — e a serem desperdiçadas — em segmentos que duram segundos.

É incrível, hilariante e estupendamente bom, mantém o espírito da versão áudio e cria algo novo, além de provar que os “podcasts” são um óptimo ponto de partida para a televisão. E não é o único a que aconteceu ou vai acontecer isso: já havia, por exemplo, o “Ricky Gervais Show" e o “Nerdist”, e não posso esperar pelas adaptações do WTF e do “Ronna & Beverly" que aí vêm, ou pelo programa que a MTV ofereceu a Sara Schaeffer e a Nikki Glaser só por causa do “You Had to Be There”. O que eu oiço sozinho na rua vai poder ser visto por toda a gente, até por mim. E isso é bonito.