Holandeses lançam trivial da arquitectura, sem queijo

Acabaram as perguntas sobre história ou a vida das celebridades no Trivial Pursuit. Neste novo jogo as categorias são Visual, Arquitecto, Projecto, Estilo, Influência e Frases

Foto
DR

Para resolver as angústias dos arquitectos e demais amantes e entusiastas da arquitectura que se aborrecem a responder a perguntas sobre literatura, geografia ou a vida das celebridades no Trivial Pursuit, um gabinete holandês de arquitectura acaba de lançar um novo jogo de tabuleiro que é uma nova versão “maniqueísta” do popular jogo de cultura geral.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Para resolver as angústias dos arquitectos e demais amantes e entusiastas da arquitectura que se aborrecem a responder a perguntas sobre literatura, geografia ou a vida das celebridades no Trivial Pursuit, um gabinete holandês de arquitectura acaba de lançar um novo jogo de tabuleiro que é uma nova versão “maniqueísta” do popular jogo de cultura geral.

Idealizado pelos sócios do escritório NEXT Architects, o novo trivial só tem perguntas sobre arquitectura dos séculos XX e XXI, repartidas por várias categorias: Visual, Arquitecto, Projecto, Estilo, Influência e Frases.

No total, há mil perguntas para testar o conhecimento sobre autores, edifícios e tendências — mas apenas da “cultura ocidental”. (O mesmo escritório tinha concebido uma versão preliminar apenas para os estudantes da Universidade Tecnológica de Delft, concentrado exclusivamente na realidade holandesa.)

Foto
Os pinos à escolha reproduzem alguns edifícios famosos DR

O tabuleiro reproduz o padrão circular do trivial – mas bem desenhado, numa planta bem desenhada e estilizada a preto e cinzento — e os pinos à escolha dos (cinco) jogadores reproduzem alguns edifícios famosos.

Quando chega a sua vez, o jogador tem direito a usar uns óculos que reproduzem as hastes arredondadas de Le Corbusier: não se trata apenas de um privilégio estético, uma vez que os óculos têm umas lentes especiais que escondem a resposta escrita no cartão do jogador. Cada resposta correcta aproxima o jogador do centro do tabuleiro e da vitória no jogo.