Nuno Brás nomeado pelo Papa como bispo auxiliar para Lisboa

Por decisão do Papa Bento XVI, Nuno Brás recebeu também o título de bispo de Elvas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Por decisão do Papa Bento XVI, Nuno Brás recebeu também o título de bispo de Elvas.

Nuno Brás da Silva Martins nasceu a 12 de Maio de 1963 no Vimeiro, Lourinhã, e foi ordenado padre em Julho de 1987.

Doutorado em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), Nuno Brás foi director do semanário diocesano ‘Voz da Verdade’ (cargo a que regressou no início de 2011) e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Brás assumiu igualmente os cargos de reitor do seminário maior de Cristo Rei, nos Olivais, desde 2005 e foi director do departamento de comunicação do patriarcado de Lisboa, desde 2010.

O patriarcado de Lisboa, cujo território não coincide com o do distrito, engloba mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos) e perto de 300 paróquias.

O cardeal-patriarca, José Policarpo, tinha como bispos auxiliares Carlos Azevedo e Joaquim Mendes, aos quais se junta agora Nuno Brás.