Pierre Collier fez o poster do novo João Canijo

Designer francês desenhou cartazes míticos para Jarmush, Imamura, Moore, Bergman, Kaurismäki, Satrapi...

Fotogaleria

O cartaz do novo filme de João Canijo, “Sangue do Meu Sangue”, foi concebido por um dos maiores designers de posters de cinema da actualidade, o francês Pierre Collier.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O cartaz do novo filme de João Canijo, “Sangue do Meu Sangue”, foi concebido por um dos maiores designers de posters de cinema da actualidade, o francês Pierre Collier.

Foi ele o autor de cartazes míticos como os de “O Comboio Mistério”, de Jim Jarmusch, “A Bela Impertinente”, de Jacques Rivette”, “A Enguia”, de Shoei Imamura, “Yi-Yi”, de Edward Yang e “O Filho”, dos irmãos Dardenne - ou ainda de “Bowling for Columbine”, de Michael Moore, “Saraband”, de Ingmar Bergman, “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Parronaud, “O Segredo de um Cuscus”, de Abdellatif Kechiche, “Ariel”, de Aki Kaurismäki...

Em Portugal, o artista francês já trabalhou, por exemplo, nos posters dos filmes de Manoel de Oliveira ("Vou Para Casa") e João César Monteiro ("As Bodas de Deus"), tendo sido ele o responsável pelo cartaz do Festival de Canes, em 2008.

Collier desenhou o seu primeiro poster em 1986 e desde então trabalha intensamente como “affichiste”. É, escreveu em 2007, o Le Monde, “um dos últimos a defender uma ideia ainda nobre dessa arte da rua contra as grandes agências” e os seus materiais iguais ao litro, produzidos em série.