Nem tudo é azul e branco no canal de TV do FC Porto

Foto
Pinto da Costa no novo programa do "Porto Canal" Paulo Pimenta

Qualquer semelhança entre os tradicionais canais de televisão de clubes de futebol - Benfica TV incluído - e o novo projecto agora iniciado pelo FC Porto é pura coincidência. E essa é uma aposta assumida pelos responsáveis pelo canal do clube "azul e branco". Domingos Andrade, novo director de Informação e Programação do Porto Canal, não tem dúvidas de que seria "muito fácil fazer um canal exclusivamente sobre desporto", mas elogia o "gesto de inteligência" que foi a aposta, "muito mais exigente", numa televisão generalista.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Qualquer semelhança entre os tradicionais canais de televisão de clubes de futebol - Benfica TV incluído - e o novo projecto agora iniciado pelo FC Porto é pura coincidência. E essa é uma aposta assumida pelos responsáveis pelo canal do clube "azul e branco". Domingos Andrade, novo director de Informação e Programação do Porto Canal, não tem dúvidas de que seria "muito fácil fazer um canal exclusivamente sobre desporto", mas elogia o "gesto de inteligência" que foi a aposta, "muito mais exigente", numa televisão generalista.

"Numa altura em que poucos investem nos media, o FC Porto aposta num canal para a cidade do Porto e a região Norte" e o objectivo, afirma ao PÚBLICO Domingos Andrade, é "levar as perguntas do Norte aos diversos poderes". Apesar de reconhecer que "o foco da informação" terá uma localização "regional", o ex-director-adjunto da agência Lusa garante que a agenda informativa do canal "não ficará fechada" nessas "fronteiras" e será "abrangente", porque "o que interessa ao Porto e ao Norte interessa ao resto do país".

A partir de Janeiro, com o início da grelha de programação delineada pela nova equipa, que terá Rui Cerqueira como director de Informação Desportiva, a tendência será para que os espaços exclusivamente dedicados ao FC Porto, "que terão uma "marca de água" própria", aumentem. Até lá, haverá dois programas: o "Flash Porto", diariamente às 21h45 e 23h15, e o "Somos Porto", emitido às segundas-feiras a partir das 22h. Haverá ainda edições especiais nos dias das partidas de futebol, transmissões em directo das conferências de imprensa e de jogos das modalidades.

Para assumir este projecto, o FC Porto tem financiamento garantido para os próximos três anos, período em que pode exercer opção de compra sobre a estação, e o orçamento anual deverá rondar os dois milhões e meio de euros.

Benfica TV pioneira

A fórmula seguida pelo FC Porto para entrar no mundo da televisão é bem distinta do modelo iniciado pelo Manchester United, no final da década de 90, e que foi sendo "copiada" por vários clubes, como o Real Madrid, Barcelona ou Chelsea.

No ar desde o final de 2008, a Benfica TV foi pioneira em Portugal e inicialmente a aposta centrou-se, quase exclusivamente, na equipa "encarnada". Essa é, no entanto, uma tendência que está a mudar: a Benfica TV assegurou os direitos de transmissão de 180 encontros de vários clubes e ainda jogos da qualificação para o Mundial 2014 e jogos particulares da Argentina e Brasil.

Por definir continua a posição do Sporting. Os "leões" realizaram recentemente um estudo sobre a matéria, mas ainda não decidiram se (e quando) avançam.