862 mil euros por um quadro de Paula Rego é novo recorde da autora

Foto
“Looking Back” (1987), Paula Rego DR

A estimativa apontava para os 600 mil e os 800 mil libras (de 672,6 mil a 896,8 mil euros).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A estimativa apontava para os 600 mil e os 800 mil libras (de 672,6 mil a 896,8 mil euros).

Segundo a Christie’s, leiloeira que levou a peça à praça em Londres, o alto valor do quadro deve-se ao significado e importância da tela na vida e carreira da pintora portuguesa, que terminou a obra em 1987, ano em que foi mostrada pela primeira vez em Londres, na galeria Edward Totah. John McEwen, autor de dois livros sobre o trabalho de Paula Rego, chegou a escrever que "na carreira de todos os artistas famosos há uma exposição que marca a viragem e, para Paula Rego, foi esta", referindo-se à mostra na galeria Edward Totah. Segundo o autor, foi nesta exposição que Paula Rego "mostrou o controlo total e metafórico do gosto em contar histórias de forma subversiva, que antes tinha sido feito através do uso de animais como personagens".

O quadro é visto como um estudo ambíguo das relações entre mulheres, mostrando duas figuras femininas reclinadas sugestivamente sobre uma mesa, enquanto uma criança está ajoelhada no chão, junto a um cão.

O leilão, que ainda está a decorrer, apresenta também uma série de desenhos de Lucian Freud, datados dos anos de 1940, e que geram expectativas de venda, no conjunto, de um valor entre os 770 mil e os 1,2 milhões de libras (880 mil e os 1,37 milhões de euros).