Holanda atrasa adesão da Bulgária e da Roménia ao Espaço Schengen

Foto
É necessária a unanimidade dos 25 membros do Espaço Shengen para que haja integração de novos membros Denis Balibouse/Reuters

É necessária a unanimidade dos 25 membros do Espaço Shengen para que haja integração de novos membros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

É necessária a unanimidade dos 25 membros do Espaço Shengen para que haja integração de novos membros.

“É ainda muito cedo para se tomar uma decisão e vai demorar algum tempo até que estejamos em condições de o fazer”, declarou Gerd Leers no dia seguinte à votação do Parlamento Europeu a favor da adesão desses dois países ao Espaço Schengen.

Três países da UE - o Reino Unido, a Irlanda e Chipre - estão fora do Espaço Schengen, ao passo que quatro países que não fazem parte da União Europeia - Suíça, Noruega, Islândia - já aderiram ao espaço sem fronteiras.

“Pedimos aos novos países que controlem efectivamente as nossas fronteiras comuns e é imperativo que as reformas judiciais na Bulgária e na Roménia sejam efectivas e irreversíveis”, insistiu o ministro holandês.

Os governos dos países membros do Espaço Schengen aguardam o relatório que a Comissão Europeia deverá publicar em Julho acerca da corrupção e das reformas na justiça levadas a cabo em ambos os países.

“Vamos estudar atentamente o relatório”, indicou Gerd Leers, citado pela AFP, sublinhando que a decisão do Executivo holandês vai tomar o seu tempo.

Notícia alterada às 09h36