Vírus da gripe A predominante em Portugal

Portugal registou, na semana de 03 a 09 de Janeiro, uma “actividade gripal moderada, com tendência crescente”, lê-se na informação disponibilizada no site do INSA.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Portugal registou, na semana de 03 a 09 de Janeiro, uma “actividade gripal moderada, com tendência crescente”, lê-se na informação disponibilizada no site do INSA.

A mesma fonte indica que, dos 32 casos de gripe confirmados laboratorialmente, 63 por cento são Influenza A(H1N1)2009 e 37 por cento Influenza B/Vic.

“O vírus A(H1N1)2009 foi predominante naquela semana, ao contrário do que se verificou nas semanas anteriores, em que a predominância foi do vírus do tipo B”, lê-se na informação diária de saúde de hoje da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

Este organismo do Ministério da Saúde refere que “a actividade gripal sofreu um novo aumento” na referida semana, “embora se mantenha com valor moderado”.

Segundo a DGS, desde o início da época gripal 2010-2011 foram notificados, cumulativamente, 55 internamentos hospitalares por gripe - dos quais a maior parte por vírus A(H1N1)2009 -, admitidos em cuidados intensivos 25 doentes e registados cinco óbitos (quatro por vírus A(H1N1)2009 e um por vírus de tipo B).

A DGS garante que “a vacina sazonal (trivalente) desta época é eficaz contra os vírus da gripe que circulam”.