Maradona em Madrid: "Mourinho está entre os três melhores do mundo"

Fotogaleria

Das mãos do treinador português, recebeu uma camisola do Real Madrid com uma inscrição: “Tenho vergonha de autografar uma camisola a Don Diego! És o número 1. Adoro-te”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Das mãos do treinador português, recebeu uma camisola do Real Madrid com uma inscrição: “Tenho vergonha de autografar uma camisola a Don Diego! És o número 1. Adoro-te”.

Maradona, que esteve presente num treino do Real Madrid, considerou “sensacionais” os métodos de Mourinho e disse que o técnico do Real Madrid “deve estar, sem dúvida, entre os três melhores treinadores do Mundo junto a Pep [Guardiola]”, treinador do Barcelona.

“Permite que os jogadores se divirtam, mas quando há que ter mão de ferro põe mão de ferro e quanto é preciso pôr a equipa no campo, sabe fazê-lo melhor do que ninguém”, disse Maradona, citado no site oficial do Real Madrid.

O antigo jogador do Barcelona (1982 a 1984) admitiu que “há uma camaradagem muito boa entre os jogadores” do Real Madrid. “Tínhamos a impressão de que no Real Madrid havia muitas figuras, mas não havia esse grande ambiente, essa coesão que tem a equipa. Isso é mérito de Mourinho”, sublinhou Maradona.

“Estive com Ronaldo, com ‘Pipa’ [Higuain], com Di María, com Garay e Ramos. Inclusivamente estive a falar um bocado com Casillas. Têm muito bom ambiente e isso nota-se em campo. Se nos treinos se vêem caras tristes e jogadores que não estão motivados, isso reflete-se no campo. O treino que vi foi descontraído e toda a gente quis jogar”, frisou.

Depois de lembrar que fez amizade com Mourinho quando este passou por Itália, o ‘astro’ argentino disse que o português “é um homem que respeita os jogadores” e desvalorizou as tensões que cria frequentemente com a imprensa ou com adversários.

“Muitas vezes enganamo-nos. Os treinadores não devem estar bem com a imprensa ou com as pessoas. Primeiro, devem estar bem com os jogadores. Se o treinador está bem com o jogador, isso chega depois ao público, ao jornalismo e a todo o Mundo”, acrescentou.

Sobre o ‘clássico’ no Nou Camp, a 29 de Novembro, Maradona considera que “o Barcelona está bem” e que a “equipa de Mourinho é muito sólida”. “Este jogo vai fazer pender a balança para aquele que pode conquistar a Liga. Vai demonstrar-se a fiabilidade de Mourinho, o jogo do Barcelona... O que tiver mais personalidade ganhará o jogo”.