Cinza vulcânica fecha espaço aéreo no Norte da Europa

Fotogaleria

Os aerportos de Roissy e Orly, em Paris, seráo encerrados a partir das 21h00 TMG. (22h00 de Lisboa). Mas os do Norte do país já fecharam às 16h00, anunciaram as autoridades francesas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os aerportos de Roissy e Orly, em Paris, seráo encerrados a partir das 21h00 TMG. (22h00 de Lisboa). Mas os do Norte do país já fecharam às 16h00, anunciaram as autoridades francesas.

Todas as ligações aéreas a partir dos aeroportos londrinos de Heathrow e Stansted estão canceladas a partir das 12h00 de hoje e até às 18h00 – dada a entrada da cinza vulcânica no espaço aéreo britânico –, e todos os voos foram cancelados igualmente no aeroporto de Oslo, na Noruega.

O aeroporto de Faro registou já o cancelamento de 28 voos provenientes do Reino Unido e Irlanda, segundo o site da ANA - Aeroportos de Portugal. Até às 22h00 de hoje, adianta a agência Lusa, também já tinham sido cancelados 31 voos que deveriam partir hoje de Faro para destinos naqueles países.

Estão já encerrados também os aeroportos escoceses de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow, assim como o de Belfast. O mesmo acontece nos aeroportos de Manchester, Liverpool e Birmingham.

A Dinamarca seguiu pelo mesmo caminho, fechando o espaço aéreo sobre o Mar do Norte a toda a circulação de aviões, uma interdição que se estende à totalidade do território a partir das 17h00.

Também o tráfego aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo será progressivamente reduzido ao longo da tarde.

Cerca de quarenta voos que partiriam do aeroporto de Amsterdão-Schiphol com destino à Escandinávia e ao Reino Unido foram já anulados hoje de manhã, de acordo com um porta-voz do aeroporto holandês à AFP.

O aeroporto de Bruxelas, que, por enquanto, continua a funcionar, anulou por volta das 12h00 a maioria dos voos pelo menos até às 18h00.

A BAA, operadora dos principais aeroportos britânicos, informa que esta medida se impõe pelos regulamentos internacionais em matéria de trânsito aéreo devido a actividade vulcânica.

Foi feito o apelo para que os passageiros com voos marcados para hoje não vão para os aeroportos suspensos. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas serão afectadas. A ANA recomenda aos passageiros que contactem as companhias aéreas para confirmar se os voos vão ser realizados ou não.

As cinzas expelidas por um vulcão contêm pequenas partículas de pedra e até vidro que podem causar sérias avarias ou pelo menos mau funcionamento dos mecanismos dos aviões – há registos de um avião da British Airways ter perdido todos os quatro motores quando entrou inadvertidamente numa nuvem de cinza vulcânica em 1982, exemplifica a BBC online.

Notícia actualizada às 16h28