Estudo revela que carros eléctricos não são mais “verdes” do que os movidos a diesel

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O debate sobre os carros eléctricos foi lançado pela presidência espanhola da UE Denis Balibouse/Reuters (arquivo)

O estudo, preparado para a Associação Industrial dinamarquesa de Petróleo pelos consultores Ea Energy Analyses, comparou as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros movidos a diferentes fontes de energia, desde a gasolina, ao diesel, passando pelos híbridos e eléctricos.

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O estudo, preparado para a Associação Industrial dinamarquesa de Petróleo pelos consultores Ea Energy Analyses, comparou as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros movidos a diferentes fontes de energia, desde a gasolina, ao diesel, passando pelos híbridos e eléctricos.

Os resultados, citados pelo site de informação europeu Euroactiv, revelam que as emissões de CO2 por quilómetro quase não diferem de carro para carro, tendo em conta todo o ciclo de produção de energia necessário para mover o veículo.

Assim sendo, as emissões de CO2 dos carros híbridos e eléctricos são semelhantes, enquanto os carros a diesel emitem oito por cento mais carbono. Por outro lado, os carros a gasolina emitem mais 35 por cento devido ao uso menos eficiente de energia, comparativamente ao diesel.

Mas as coisas não são assim tão simples. O estudo demonstra que, enquanto os carros eléctricos têm as emissões totais mais baixas, não podem atingir as mesmas velocidades ou distâncias do que os carros ditos convencionais. Por exemplo, um automóvel eléctrico que possa cobrir uma distância semelhante com um único carregamento de bateria iria, de facto, produzir mais emissões de CO2 do que um veículo a diesel, uma vez que é mais pesado e exige mais energia.

A principal diferença entre as emissões de CO2 dos vários tipos de carros assenta não na quantidade mas no facto de os carros eléctricos produzirem as emissões indirectamente – nas centrais de produção eléctrica – e os carros convencionais libertarem os poluentes directamente do seu tubo de escape.

A longo prazo, a União Europeia pretende aumentar a quota das energias renováveis no seu “mix” energético ao disponibilizar electricidade “limpa” aos carros eléctricos, lembram os autores do estudo. Em 2015, cerca de cinco por cento da electricidade que alimenta estes veículos deverá ser renovável. Em 2025, essa percentagem deverá subir para 15 por cento.

O debate sobre os carros eléctricos foi lançado pela presidência espanhola da União Europeia, em Fevereiro. Anteontem, os ministros da Competitividade reunidos em Bruxelas pediram à Comissão Europeia para apresentar um plano de acção para os veículos limpos e eficientes. O executivo europeu garantiu que vai apresentar a sua estratégia a tempo da próxima reunião destes ministros, nos dias 25 e 26 de Maio.