Braço de ferro entre poder e oposição no Irão atinge níveis inéditos

Foto
As imagens que hoje saíram do Irão foram muito poucas, devido às limitações impostas aos jornalistas pelo regime Reuters

Cerca de “500 mil” pessoas desfilaram em silêncio, da praça de Haft-e Tir para a de Vali Asr, em Teerão. Muitos faziam o sinal de vitória e alguns erguiam cartazes onde se lia: “A anulação das eleições é um direito nosso” –aparente brincadeira com o slogan de Mahmoud Ahmadinejad “A energia nuclear é um direito nosso”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cerca de “500 mil” pessoas desfilaram em silêncio, da praça de Haft-e Tir para a de Vali Asr, em Teerão. Muitos faziam o sinal de vitória e alguns erguiam cartazes onde se lia: “A anulação das eleições é um direito nosso” –aparente brincadeira com o slogan de Mahmoud Ahmadinejad “A energia nuclear é um direito nosso”.

— A Assembleia de Peritos do Irão, organismo com o poder de nomear e demitir o Supremo Líder, foi convocada pelo seu presidente, Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, para uma “reunião de emergência”. (CNN e The Huffington Post)

— Os comerciantes do bazar de Teerão, que contribuíram para a queda da monarquia Pahlavi quando financiaram a revolução islâmica, planeiam juntar-se aos protestos contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad. (BBC)

— Mohsen Rezai, candidato conservador às presidenciais e discípulo de Khamenei, exigiu que lhe fossem fornecidos, até ao fim do dia de ontem, números precisos dos votos expressos, admitindo que poderá pedir a repetição das eleições. (AFP)

— Agentes das forças especiais têm protegido os apoiantes de Mousavi em confrontos com a milícia Basiji, indiciando divisões no aparelho de segurança. (The Independent).

Mais de 100 por cento

Para hoje, Mousavi convocou um “dia de luto”. Amanhã, aguarda-se com expectativa o sermão do ayatollah Ali Khamenei.


“Nos últimos dias, e em consequência de confrontos violentos e ilícitos com manifestantes que protestavam contra o resultado da eleição presidencial, vários dos nossos compatriotas foram feridos ou martirizados [estão confirmadas 32 mortes]”, escreveu Mousavi no seu website. “Peço às pessoas que expressem a sua solidariedade às famílias, juntando-se nas mesquitas ou participando em manifestações pacíficas. Queremos concretizar o objectivo de anular os resultados. Queremos uma nova eleição presidencial que não repita a vergonhosa fraude da anterior.”

O site centrista iraniano Ayandeh, que se tem mantido neutral na controvérsia eleitoral, informou ontem que, em pelo menos 30 localidades, a afluência às urnas foi de “mais de 100 por cento”. Em Taft, na província de Yazd, a taxa de participação foi de 141 por cento; em Khourang, na província de Chahar Mahaal Bakhtiari, foi de 132 por cento; e em Chadegan, na província de Isfahan, foi de 120.

Embora o regime, enfrentando a maior crise dos últimos 30 anos, dê sinais de pequenas concessões, como a recontagem, não abrandou a campanha de repressão. As detenções já ascendem a umas 500 — jornalistas, intelectuais, políticos, estudantes e até antigos revolucionários. Ontem, foram detidos Saeed Laylaz, director do jornal económico Samayeh, e o sociólogo Hamid Reza Jalaiepour, ambos críticos de Ahmadinejad.

Os protestos e as prisões não se circunscrevem à capital. Registaram-se também nas cidades de Rasht, Oromiyeh, Zanjan, Zahedan, Mashdad e Tabriz. Entre cerca de 100 destacadas personalidades detidas em Tabriz, estão dirigentes do Movimento de Liberdade do Irão, o mais antigo partido político. O líder, Ebrahim Yazdi, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e conselheiro do defunto ayatollah Khomeini, foi levado do hospital para a prisão de Evin, em Teerão. Numa recente entrevista, denunciara “um golpe de Estado”.

“Condeno a prisão dos filhos da revolução”, insurgiu-se Mousavi. “Aviso que a expansão deste método irá revelar a face feia dos

A mão de Rafsanjani

Ahmadinejad acusara publicamente o antigo Presidente Ali Akbar Hashemi Rafsanjani de ser o arquitecto da campanha da oposição para o afastar do poder. Mas nada pode fazer contra o homem conhecido entre os iranianos como “tubarão”, “eminência parda” ou “fazedor de reis”.


A notícia da CNN, não confirmada, de que Rafsanjani convocou a Assembleia de Peritos para uma reunião de emergência, mereceu o seguinte comentário do site Huffington Post, alimentado por muitos internautas iranianos: “A própria essência da República Islâmica está agora em causa.” A Assembleia é o único organismo que pode demitir o Supremo Líder e, segundo Simon Tisdall, do Guardian, Rafsanjani tem procurado o apoio de outros mullahs para afastar o homem que ele próprio escolheu, em 1989, para suceder a Khomeini.

Rafsanjani, que não tem sido visto em público desde o dia das eleições, estará na cidade santa de Qom, onde estudou e tem fortes laços com a Associação dos Teólogos Combatentes, que recusou apoiar a candidatura de Ahmadinejad. Procura, aparentemente, garantir votos suficientes entre os 86 membros da Assembleia de Peritos, para afastar Khamenei.

Depois de, ostensivamente, ter dado todo o apoio (dinheiro e conselheiros) à campanha de Mousavi, ao ver reeleito Ahmadinejad, que despreza, o milionário Rafsanjani terá decidido enfrentar o próprio Supremo Líder e não só o Presidente.

Este conflito, disse à BBC Ali Ansari, um dos maiores historiadores do Irão, não é uma tentativa de derrubar o sistema, mas de o mudar. Rafsanjani nunca ocultou o seu desagrado com o modo como Ahmadinejad conduziu as políticas económica e externa nos últimos quatro anos. Quando o rival que o derrotou na segunda volta das presidenciais em 2005 o acusou de corrupção, Rafsanjani escreveu uma duríssima carta a Khamenei, sugerindo que o Supremo Líder foi negligente, parcial e esteve, provavelmente, envolvido na fraude eleitoral.

Se, além dos teólogos de Qom, atrair para o seu lado conservadores como Ali Akbar Velayati, Nateq-Nouri e Ali Larijani, e reformistas como Mohammad Bagher Qalibaf, Mehdi Karroubi e Khatami, o maquiavélico e sobrevivente Rafsanjani terá formado, segundo Tisdall, “uma coligação de elite” que opera dentro da hierarquia e não a partir das ruas. “Não será um movimento democrático, mas seria um punhal no peito de Khamenei.”