Acidente numa mina do Norte da China causa a morte a 73 pessoas

Foto
Cerca de 80 socorristas continuam à procura de sobreviventes na mina Yan Yan/Xinhua/Reuters

As equipas de resgate conseguiram salvar 113 mineiros que já foram hospitalizados. Vinte e um encontram-se em estado crítico.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As equipas de resgate conseguiram salvar 113 mineiros que já foram hospitalizados. Vinte e um encontram-se em estado crítico.

Segundo o site “China Daily”, cerca de 80 socorristas continuam à procura de sobreviventes na mina e mais foram destacados para o efeito. Mais de 40 ambulâncias estão no local.

“Eu poderia ser um deles, se não tivesse trocado, por acaso, o meu turno com outro mineiro”, murmurou um homem sentado à entrada da mina. “Ele continua lá em baixo. Espero que ainda esteja vivo”, contou.

Um socorrista disse à agência Xinhua que alguns familiares receberam chamadas de telemóvel dos mineiros ainda bloqueados, o que significa que estão vivos.

A mina de Tunlan tem uma capacidade para produzir anualmente cinco milhões de toneladas de carvão e situa-se na principal região produtora de carvão, que fornece dois terços das necessidades do país.