O Leitor

Stephen Daldry ganhounotoriedade com "Billy Elliot" e,sobretudo, com a direcção deactrizes, em "As Horas". Agora, em"O Leitor", acentuam-se aslimitações do seu universoconceptual: o filme centra-se nasquestões éticas, o problema daculpa tratado com relativaprofundidade, e revela, de novo,uma capacidade rara paraconseguir dos actores notáveisprestações.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Stephen Daldry ganhounotoriedade com "Billy Elliot" e,sobretudo, com a direcção deactrizes, em "As Horas". Agora, em"O Leitor", acentuam-se aslimitações do seu universoconceptual: o filme centra-se nasquestões éticas, o problema daculpa tratado com relativaprofundidade, e revela, de novo,uma capacidade rara paraconseguir dos actores notáveisprestações.


Kate Winslet confere àsua ex-nazi uma perturbantedensidade, extraordinária nassequências de tribunal, enquantoRalph Fiennes, sempre no tomcerto, funciona como co-adjuvantenuma intriga repleta de "flashbacks"e de surpresas deargumento. Chega para fazer umbom filme? O material(melo)dramático tempotencialidades, mas tudo searrasta demasiado, perdendo-se,por vezes, em truques e em tiquesdesnecessários, numa desesperantemediania.