Dono de três estabelecimentos nocturnos do Porto indiciado por tráfico de droga

Foto
Estiveram 160 polícias nos bairros de Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, Alberto Sampaio, em Vila do Conde, e Aleixo, no Porto Fernando Veludo/NFactos

Nesta operação, foram apreendidos um crachá policial, duas pistolas de calibre 6,35, uma réplica de arma de fogo, munições e várias armas brancas, explicou o subcomissário Ferreira Araújo, da Divisão de Investigação Criminal da PSP-Porto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Nesta operação, foram apreendidos um crachá policial, duas pistolas de calibre 6,35, uma réplica de arma de fogo, munições e várias armas brancas, explicou o subcomissário Ferreira Araújo, da Divisão de Investigação Criminal da PSP-Porto.

A lista de apreensões inclui também 272 dólares norte-americanos e 8100 euros, cinco auto-rádios, 22 telemóveis, duas câmaras vídeo, uma máquina fotográfica, cinco computadores e três LCD.

Quanto a drogas, a PSP apreendeu haxixe para 285 doses individuais, cocaína para 134 e heroína para 150.

Acção policial em três bairros do Grande Porto

Esta operação coincidiu em parte com uma outra de prevenção da criminalidade, em três bairros problemáticos do Grande Porto, e uma terceira de fiscalização de trânsito, que se iniciaram às 20h30 de quinta-feira e terminam às 08h00 de hoje. Os alvos destas acções, que envolveram 160 polícias, foram os bairros de Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, Alberto Sampaio, em Vila do Conde, e Aleixo, no Porto.

A meio da noite, o chefe de operações, subintendente Mário Pereira, admitiu que "não era de esperar que haja grandes resultados do ponto de vista da apreensão de armamento ou de droga." Explicou que "tal resultado obtêm-se com investigação, não com este tipo de operação, que visa sobretudo a visibilidade policial e o aumento do sentimento de segurança das populações".

Mário Pereira enquadrou esta acção no âmbito de um programa da Direcção Nacional, sob o nome de código Themis (nome da deusa grega da justiça), para intensificação de operações policiais de prevenção.

"A esta altura do ano, já temos mais operações policiais realizadas do que no mesmo período do ano passado ", garantiu o oficial.

No Bairro do Aleixo todos os transeuntes foram identificados e revistados. A maioria dos identificados eram pessoas " associadas ao consumo e tráfico de estupefacientes", afirmou Mário Pereira.

O Bairro do Aleixo, cuja demolição foi já anunciada pela Câmara do Porto, é considerado o principal centro de tráfico de droga daquela cidade e palco de frequentes desacatos. No princípio desta semana, várias pessoas tiveram de ser socorridas pelo INEM e no Hospital de Santo António na sequência de uma rixa de duas famílias.

A intervenção policial de hoje agastou alguns moradores que se queixaram mesmo de agressividade dos agentes.

"Este tipo de intervenção tem que ser robusta, com alguma força, com alguma afirmação. Na mesma medida em que temos algumas opiniões adversas, também as temos favoráveis", respondeu o chefe de operações da PSP.