Fabricante norueguês lança viatura cem por cento eléctrica

Foto
A Th!nk apresentou ainda um protótipo de um outro modelo maior, chamado Ox Denis Balibouse/Reuters

“A produção [de City] começou há dois meses e já temos a homologação final” para comercializar a viatura em Abril, informou Jan-Olf Willum, presidente da Th!nk, durante a apresentação do veículo no Salão Automóvel de Genebra, de 6 a 16 de Março.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A produção [de City] começou há dois meses e já temos a homologação final” para comercializar a viatura em Abril, informou Jan-Olf Willum, presidente da Th!nk, durante a apresentação do veículo no Salão Automóvel de Genebra, de 6 a 16 de Março.

“A recepção foi muito positiva”, disse Willum, acrescentando ter recebido dez mil encomendas.

Depois da Noruega, o próximo país a comercializar este carro será a Dinamarca.

A autonomia da bateria do City é de 170 quilómetros e a sua recarga demora uma noite. O veículo, cuja carroçaria é de plástico reciclado, tem 3,12 metros e foi concebido para dois lugares.

O carro é fabricado na fábrica de Aurskog, a 60 quilómetros de Oslo, com uma capacidade de produção instalada de cinco mil veículos por ano. A produção deverá ser duplicada em 2009.

A Th!nk apresentou ainda um protótipo de um outro modelo maior, chamado Ox. Este é um carro de cinco lugares com a mesma concepção do City. A sua produção comercial está prevista para o final de 2010 ou início de 2011, disse Willum.

De acordo com a revista “Fortune”, a estratégia do fabricante alemão é apontar baterias aos mercados urbanos que oferecem incentivos aos veículos eléctricos.