José Azevedo Pereira é o novo director-geral dos Impostos

Fotogaleria

"[Azevedo Pereira] tem uma larga experiência empresarial e académica na área financeira" e será empossado como director-geral na próxima semana, disse Teixeira dos Santos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"[Azevedo Pereira] tem uma larga experiência empresarial e académica na área financeira" e será empossado como director-geral na próxima semana, disse Teixeira dos Santos.

José Azevedo Pereira é professor associado com agregação do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e professor convidado do Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB).

Doutorado em Gestão (Finanças Empresariais) pela Manchester Business School, no Reino Unido, Azevedo Pereira detém um MBA (Master Business Administration) pelo ISEG e é licenciado em Organização e Gestão de Empresas.

Azevedo Pereira substitui João Elias Durão à frente da Direcção Geral de Impostos, depois de este ter ocupado o cargo de director-geral interino, desde a saída de Paulo Macedo, a 31 de Julho.

Paulo Macedo tinha assumido as funções de director-geral dos Impostos a 3 de Maio de 2004, durante o Governo de José Manuel Durão Barroso, tendo gerado polémica o facto de o seu ordenado mensal ser de cerca de 23 mil euros, igual ao que auferia quando foi requisitado ao Banco Comercial Português.

Depois do governo ter aprovado o Estatuto de Pessoal Dirigente da Função Pública passou a não ser possível a existência de salários base superiores ao do primeiro-ministro (7,5 mil euros por mês).