Glaciares dos Alpes correm o risco de desaparecer

Foto
O degelo nos Alpes é lento mas constante DR

Os cientistas baseiam os seus cálculos em provas de degelo lento, mas constante, nas camadas de gelo continental da região.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os cientistas baseiam os seus cálculos em provas de degelo lento, mas constante, nas camadas de gelo continental da região.

Os glaciares da província alpina austríaca do Tirol têm vindo a encolher cerca de três por cento por ano, o que significa que a sua massa baixa anualmente cerca de um metro, segundo Ronald Psenner, do Instituto para a Ecologia da Universidade de Innsbruck.

"Como a densidade média dos glaciares nos Alpes é de 30 metros, parece bastante certo que já não existirão glaciares em 2050, a não ser os poucos situados acima dos quatro mil metros", disse o especialista.

"O futuro parece bastante líquido", acrescentou.

Os peritos exortaram à tomada de medidas preventivas para proteger os residentes nos vales alpinos, que poderão enfrentar riscos acrescidos de cheias perigosas.