Sporting vence no Restelo por 0-1

Foto
O único golo do jogo foi marcado por Tonel (à dir.) durante a primeira parte António Cotrim/Lusa

O golo solitário do defesa-central permitiu hoje ao Sporting reencontrar-se com as vitórias na Liga, ao impor-se no reduto do "aflito" Belenenses, na 18ª ronda, a primeira da segunda volta.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O golo solitário do defesa-central permitiu hoje ao Sporting reencontrar-se com as vitórias na Liga, ao impor-se no reduto do "aflito" Belenenses, na 18ª ronda, a primeira da segunda volta.

Tonel estabeleceu aos 29 minutos o resultado final de um jogo que teve outro protagonista: o avançado Sá Pinto, que cometeu uma grande penalidade e sofreu outra, ambas desperdiçadas, a segunda das quais pelo próprio jogador "leonino".

Ruben Amorim falhou a primeira aos 68 minutos, a punir derrube de Sá Pinto sobre Romeu, e o veterano avançado desperdiçou a outra grande penalidade no período de compensação da segunda parte, permitindo a defesa do guarda-redes Marco Aurélio, que teve alguma responsabilidade no golo sportinguista.

O Sporting, que estreou a titular o médio argentino Romagnoli, um dos reforços de Inverno, regressou às vitórias na Liga, uma semana após a derrota sofrida em Braga (3-2), mas manteve-se no quinto posto, enquanto os "azuis" permanecem no preocupante 14º lugar, o primeiro acima da linha de despromoção.

Horas antes, o Sporting de Braga tinha vencido a União de Leiria pela mesma margem tangencial, no jogo de abertura da ronda, o que permitiu aos minhotos ascenderem ao segundo lugar provisório, graças ao golo do decisivo Wender, marcado aos 56 minutos.

A 18ª jornada prossegue amanhã, destacando-se a deslocação do FC Porto, líder do campeonato, à Amadora e a recepção à Académica do actual campeão Benfica, que perdeu provisoriamente a segunda posição para o Sporting de Braga.

Ficha de jogo

Ao intervalo: 0-1.Marcador:
0-1, Tonel, 29 minutos.

Equipas:

- Belenenses: Marco Aurélio, Amaral, Rolando, Pelé, Sousa, Rui Ferreira, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim (José Pedro, 78), Silas (Romeu, 64), Paulo Sérgio e Ahamada (Dady (78).(Suplentes: Pedro Alves, Gaspar, Djurdjevic, Pinheiro, José Pedro, Romeu e Dady).

- Sporting: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Caneira, Custódio, João Moutinho (Miguel Garcia, 89), Romagnoli (Nani, 61), Carlos Martins (João Alves, 77), Sá Pinto e Liedson.(Suplentes: Tiago, Miguel Garcia, Rodrigo Tello, Nani, João Alves, Deivid e Zezinando).

Árbitro: João Ferreira, de Setúbal.Acção disciplinar: cartão amarelo para Custódio (45), Sá Pinto (67), Rolando (80) e Sandro Gaúcho (94).

Assistência: 12 mil espectadores.