Mulheres à beira de um ataque de nervos

"Na Sua Pele" (o título original, "In Her Shoes" liga-se ao fetichismo dos sapatos e à sua função simbólica na narrativa) tem como projecto "atacar" o melodrama, regressar ao "Women"s Picture" de grande tradição no cinema clássico americano. O argumento parte de lugares comuns do género: duas irmãs diferentes disputam-se pelo facto de uma delas (a "desajeitada" Toni Colette) se inscrever no paradigma do sucesso profissional, enquanto a outra (a "decorativa" Cameron Diaz) assumir uma marginalidade não produtiva, intrometendo-se nos romances da irmã do mesmo modo que veste as suas roupas (a sua pele do título português?) e calça a sua imensa colecção de sapatos. A reconciliação opera-se no reencontro com a avó "perdida" (fabulosa Shirley MacLaine, de uma contenção feroz e de uma versatilidade exposta), em tom de comédia sentimental, complementar ao melodrama de uma família desfeita pela doença e morte da mãe das duas irmãs, vitimada por perturbações mentais e pela desadequação ao mundo complexo da maternidade.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Na Sua Pele" (o título original, "In Her Shoes" liga-se ao fetichismo dos sapatos e à sua função simbólica na narrativa) tem como projecto "atacar" o melodrama, regressar ao "Women"s Picture" de grande tradição no cinema clássico americano. O argumento parte de lugares comuns do género: duas irmãs diferentes disputam-se pelo facto de uma delas (a "desajeitada" Toni Colette) se inscrever no paradigma do sucesso profissional, enquanto a outra (a "decorativa" Cameron Diaz) assumir uma marginalidade não produtiva, intrometendo-se nos romances da irmã do mesmo modo que veste as suas roupas (a sua pele do título português?) e calça a sua imensa colecção de sapatos. A reconciliação opera-se no reencontro com a avó "perdida" (fabulosa Shirley MacLaine, de uma contenção feroz e de uma versatilidade exposta), em tom de comédia sentimental, complementar ao melodrama de uma família desfeita pela doença e morte da mãe das duas irmãs, vitimada por perturbações mentais e pela desadequação ao mundo complexo da maternidade.

E é aqui, nesta mistura de registos, jogando com o lacrimejante e com os "gags" reveladores da preponderância do sentimento, que "Na Sua Pele" falha: Hanson foge do excesso que fazia falta ao cerne do conflito; não há "pathos", apenas uma ligeireza incómoda no tratamento das personagens; o final feliz concilia o que nunca se apresentara como ruptura e descontinuidade.

Claro que Shirley MacLaine, brilhante comparsa do melodramático, afrontado na sua essência, desde "Deus Sabe Quanto Amei" (1958), até "Flores de Aço" (1989), passando por "Laços de Ternura" (1983), mesmo em surdina, entendeu o que estava em jogo e construiu a sua personagem, que aliás rima com a do último filme citado (ainda que agora em controlado "underacting"), com uma intenção e uma intensidade correctas. Tudo o resto se encaminha para a desdramatização, para uma neutralidade desinteressante e frouxa. O casamento final repete lugares-comuns, sem nunca se aperceber das possibilidades latentes numa história de mulheres à beira de uma ataque de nervos.

Só que falta nervo na realização correcta do sólido Curtis Hanson. A exploração excessiva da comunidade de velhos reformados da Florida retira consistência à "sentimentalidade" essencial. Apenas a personagem do velho professor, com o uso judicioso do poema de Elizabeth Bishop, "The Art of Losing", poderia inverter este branqueamento do melodramatismo desaproveitado. Mas nem mesmo a sua morte e o vazio espelhado no caixote de livros abandonados funciona: o olhar sobre a morte e a perda esbarra no mesmo tom casual, na mesma indistinta vontade de não actuar sobre a carga emocional do género invocado. A "modéstia" de Hanson desperdiça um razoável material de base, mostrando que o cinema americano contemporâneo tem medo do risco e da tensão.