Forças da coligação já entraram no centro de Bagdad

Foto
Três soldados morreram num acidente na estrada perto do aeroporto internacional AP

“A operação começou ao nascer do sol”, declarou o coronel Will Grimsley, comandante da 1ª brigada da 3ª divisão de Infantaria, que tomou o controlo do aeroporto internacional Saddam Hussein, a 20 quilómetros a sudoeste da capital.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A operação começou ao nascer do sol”, declarou o coronel Will Grimsley, comandante da 1ª brigada da 3ª divisão de Infantaria, que tomou o controlo do aeroporto internacional Saddam Hussein, a 20 quilómetros a sudoeste da capital.

Os soldados da 2ª brigada, que também levou a cabo a operação, foram alvo de tiros de rockets e de morteiros, acrescentou, sem precisar o número de militares que avançou para o centro da capital iraquiana.

A cadeia de televisão norte-americana CNN avança que as forças americanas estão “no coração de Bagdad” e que enfrentam a resistência iraquiana.

As forças iraquianas estão a utilizar anti-aéreas, bem como rockets, indicou o correspondente daquela cadeia televisiva, Walter Rodgers.

Três soldados morreram num acidente na estrada perto do aeroporto internacional, sob controlo do Exército americano, anunciou hoje um comandante americano.

O coronel Will Grimsley, comandante da primeira brigada da 3ª divisão de Infantaria, indicou que os três homens perderam a vida ontem num acidente com o veículo blindado, sem acrescentar mais pormenores. Ainda se desconhece a identidade dos soldados.

Antes de chegarem à capital iraquiana, muitos civis aclamaram a entrada de tanques e veículos militares no subúrbio de Dawra, a cerca de onze quilómetros do centro da capital.

À medida que entravam no centro da cidade, as tropas da coligação lutaram contra combatentes iraquianos e nuvens de fumo e fortes explosões foram vistas e ouvidas em diversas zonas de Bagdad.

Um jornalista da AFP constatou já, também, que dezenas de veículos militares iraquianos estão em fogo, após os combates entre forças americanas e iraquianas.